Ícone do site ContilNet Notícias

Bolsonaro, Madonna e Ronco do Porco: veja os candidatos acreanos com nomes engraçados

Por Samuel Willard, ContilNet

A partir desta sexta-feira, 16 de agosto, começa oficialmente a temporada de caça aos votos, com os candidatos finalmente liberados para distribuir materiais informando seus números de urna. As redes sociais também entram no jogo, onde veremos uma enxurrada de propagandas políticas.

Serão sete semanas intensas de campanha até o sábado, 5 de outubro, véspera da votação em 1º turno. Este será o último dia para caminhadas, comícios, debates e todas as outras formas de propaganda, onde os candidatos farão de tudo para conquistar o apoio do eleitorado.

Os nomes inusitados e os jingles peculiares sempre adicionam um toque especial às eleições municipais, e este ano não será diferente. As candidaturas já registradas na Justiça Eleitoral mostram que a criatividade dos candidatos continua a todo vapor. Prepare-se para encontrar alguns nomes verdadeiramente curiosos entre os aspirantes a cargos públicos nos municípios do Acre.

Em Acrelândia, a corrida eleitoral promete ser bem animada, com candidatos de nomes memoráveis: Burrinho (PL), Cutiara (PP), Ivanildo das Panelas (PL) e Lu da Bananinha (PL) já estão na disputa. Em Assis Brasil, o cenário é igualmente interessante, com Bombom (PP), Cocole (PDT) e o ex-prefeito Zum (PL), que busca um retorno à política.

Em Brasiléia, a lista inclui Peka do Brasil (PL), Preto Moto Taxi (PT), Ronco do Porco (PT), Tereza Com Certeza (PP), Vanusa do Cajá (POD) e Zé Alma (PP). Já no Bujari, os eleitores poderão escolher entre Ilaercio Pica Pau (PT), Jacaré (PL), Meio Quilo (PSDB/CID), Moisés Mão de Tesoura (PL) e Suzi Esposa do Leno Mecânico (PDT).

Capixaba não fica atrás, trazendo nomes como Bradok (MDB), Carneirinho (PSD), Irmã Rosinha (SOLID) e Irmão Joãozinho (MDB) e, para completar, até um membro da família Bolsonaro, Adevilson Bolsonaro (REP). Em Cruzeiro do Sul, encontramos Bruzuguinha (PSB), Lora do Comércio (SOLID), Lourão do Povo (PSB), Louro do Crediário (PL), Poxoca (PSD) e Super Duda (PL).

Epitaciolândia também apresenta uma seleção peculiar, com Ducivan Vaca (PDT), Ednon do Inhame (REP), Esquilo da Capoeira (PSD), Jabota (UB), Madonna (PL) e Manim Ferrari (SOLID).

Feijó não decepciona em termos de originalidade, com candidatos como Cabeça da Garagem (PL), Cabeludo (PP) – que, ironicamente, é careca –, Fedego (PDT), Paca (PT), Vanda do Escritório (REP), Xerito (MDB) e Zé Piqueno (PP).

Em Jordão, temos Dó (PDT), como uma nota musical, e Moça Vitor (UB). Mâncio Lima traz figuras como Caboco do Amadeu (PSDB/CIDA), Malucão (PT) e Sr. Smith (PT).

Manoel Urbano se destaca com Bob de Jesus (UB), Chico Preto (UB), Cocão (PP), Piqueno Fortunato (PP), Tromba (PSD) e Vei Pescador (MDB). Em Marechal Thaumaturgo, os eleitores terão a oportunidade de votar em Bé do Zé Durico (PDT), Serrote (UB), Tinha (UB), Totota e Zé Pretim (PSD).

Plácido de Castro apresenta candidatos como Zé do Bodó (UB), Baxim dos Céus Abertos (REP), Bilica (PL), Da Hora (PP) e Morena do Bar (REP). Porto Acre oferece nomes como Aninha da Internet (UB), Dalua (MDB), Irineu 7 Família (PSB), Negritos Bar (MDB), Ney Bocão (PL) e Prof. Esquerda (PSD).

Em Porto Walter, Claudiovídio e Vei do Campo de Santana (PSD) se destacam como os nomes mais exóticos. Em Rodrigues Alves, a disputa inclui Dó das Três Bocas (PL), Enguin do Socó (POD), Raimundinho Macaco (POD) e Pastor Macarrão (PRD).

Santa Rosa do Purus traz Manoel da Bala (MDB), Messi (PP) e Pota (PL). Em Sena Madureira, temos Boa Ideia (PSD) e Fubá do Uber (MDB).

Finalmente, em Rio Branco, os eleitores poderão escolher entre Bebe Leite (PL), Bozo Bacural (PL), Burro do Calafate (PL), Camila Cabeça (PT), Engraxate das Estrelas (UB), Maria Cabecinha (PSB), Peixe, Piaba do União Brasil e Railtão Top dos Top’s (PP).

ARENGA

No Juruá, a “arenga” – termo bem conhecido no Acre para descrever brigas e confusões – começou antes mesmo de a campanha eleitoral ganhar as ruas. Um áudio vazado do ex-prefeito Vagner Sales (MDB) mostra ele detonando um militante bolsonarista do município. O leão rugiu alto quando foi acusado de ser petista pelo militante.

TON LINDOSO

O renomado jornalista e colunista político Ton Lindoso anunciou seu afastamento temporário do jornalismo durante o período eleitoral para assumir a coordenação da comunicação da campanha do prefeito Tião Bocalom (PL). Reconhecido por sua competência e brilhantismo estratégico, Ton é uma figura de destaque no cenário político, tendo já comandado as mídias da vice-governadora Mailza Assis (PP), enquanto senadora, e do deputado estadual Tadeu Hassem (REP). Sem dúvida, a comunicação da campanha de Bocalom estará em excelentes mãos.

COELHO, O CONSELHEIRO

Após deixar o PSD e o grupo político do senador Petecão, o Professor Coelho, conhecido como a mente brilhante por trás das campanhas vitoriosas do senador, agora se dedica a oferecer seus serviços de consultoria e estratégias políticas. Entre os que já passaram por suas mentorias estão Rafael Almeida (SOLID), que concorre a uma vaga para vereador em Rio Branco, e Railson Silva (REP), pré-candidato a prefeito de Feijó.

APROVADAS

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou, nesta quinta-feira (15), a prestação de contas do governador Gladson Cameli (PP) referente ao primeiro ano de seu mandato em 2019.

PENSANDO NO FUTURO

Nesta quinta-feira (15), o presidente da Câmara de Vereadores de Tarauacá, Pedro Claver, decidiu dar um presente antecipado para a classe política local: uma nova lei que define os salários dos vereadores com um toque de generosidade. A partir de 1º de janeiro de 2025, os vereadores poderão contar com um esplêndido salário mensal de R$ 9 mil. Se o orçamento de 2025 não conseguir acompanhar essa “magnitude salarial” – ou seja, se o duodécimo não der conta do recado –, o valor será ajustado para o ano seguinte, porque, como sabemos, o orçamento deve sempre se adequar ao desejo de mais.

PALAVRAS HOJE, ESPINHOS AMANHÃ

Quem busca a reeleição e está imerso em alianças com o Progressistas deve escolher suas palavras com cuidado. Afinal, em 2026, o atual candidato pode nem estar mais na prefeitura e, se estiver, pode encontrar um exército de inimigos em vez de aliados, dependendo do que disser agora. O que é dito hoje pode facilmente se transformar em espinhos afiados no caminho para a 2026.

DADA A LARGADA

Em Rio Branco, os pré-candidatos a prefeito já traçaram suas estratégias para o início das campanhas. O prefeito Tião Bocalom (PL) começará com uma caminhada pela Baixada da Sobral. Emerson Jarude (NOVO) vai promover um adesivaço na Avenida Antônio da Rocha Viana. Jenilson Leite (PSB) realizará um bandeiraço no semáforo da Agroboi, na Ceará. Enquanto isso, Marcus Alexandre focará em encontros nos bairros São Francisco e Baixada da Sobral.

Sair da versão mobile