Cidade mais fria do Brasil amanhece “congelada” com -6,4°C

Esta é a segunda temperatura mais fria registrada em Santa Catarina neste ano. No fim de junho, São Joaquim marcou -6,7°C

A atuação de uma massa de ar frio de origem polar derrubou as temperaturas em Santa Catarina nesta terça-feira (13/8).

O estado amanheceu com vários municípios abaixo de zero, principalmente na Serra, Grande Oeste e Planalto Norte, como mostra o painel de monitoramento da Epagri.

Reprodução/ NSC Total

O menor tempertura foi -6,47°C, em Urupema, considerada a cidade mais fria do Brasil, onde também há registro de geada. A temperatura foi medida no Parque de Exposições de Urupema, por volta das 7h. Esta é a segunda menor temperatura registrada em Santa Catarina neste ano. Em 30 de junho, o distrito de Cruzeiro, em São Joaquim, marcou -6,7°C.

Nesta terça (13), também foram registradas negativas no Morro de Urupema, ponto mais alto da cidade, onde os termômetros marcaram -4,3°C. Em Urubici, a mínima foi de -4,6°C e, em São Joaquim, de 3,6°C. Também na Serra, Ponte Alta do Norte marcou -4,6°C.

Também há negativas no Oeste. Em Fraiburgo, a mínima foi de -4,3°C. Caçador marcou -4,2°C e Ibiam, -3,7°C. No Norte, a menor temperatura foi -3,8°C, em Itaiopolis. Também há negativas de -3,3, em Campo Alegre, e -3, em Monte Castelo.

Onda de frio

A Defesa Civil emitiu na segunda (12) um aviso de observação para a passagem de uma massa de ar frio de origem polar. Esta terça deve ser o dia mais gelado, devido a um reforço trazido por uma nova massa de ar frio. A quarta-feira (14) segue com temperaturas mínimas baixas em todo o Estado, porém o frio diminui em relação ao dia anterior.

Recomendações da Defesa Civil

  • Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos;
  • Procure se agasalhar e beber bastante água;
  • Evite locais aglomerados;
  • Mantenha a higiene das mãos.

 

PUBLICIDADE