CNU: mais de 54 mil candidatos terão acesso a atendimento especial

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) será aplicado no próximo domingo (18/8). No total, serão distribuídas 6.640 vagas em 21 órgãos

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou, nesta segunda-feira (12/8), que 54.219 pessoas com deficiência (PcD) receberão atendimento especial durante as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) no próximo domingo (18/8).

Segundo o MGI, serão oferecidos soluções e mecanismos de apoio a pessoas com deficiência, autistas, gestantes, lactantes, além de outros candidatos que informaram limitações funcionais e necessidade de adaptações.

Entre as solicitações recebidas estão a colocação do candidato em salas de fácil acesso, fornecimento de mesa e cadeiras separadas, leitura labial, mesa para cadeiras de rodas, apoio para perna e pé, além de tempo adicional para a conclusão das provas.

No total, 43.926 pessoas se inscreveram como pessoas com deficiência. No momento da inscrição, o MGI recebeu 1.551 pedidos de gestantes, 1.874 lactantes e 7.035 autistas para atendimento especial durante o concurso.

Kit de provas especiais

O Concurso Unificado ofecerá 15 kits com tipos diferentes de provas, cada um em atendimento às necessidades específicas apontadas pelo candidato no momento da inscrição.

Segundo o MGI, dos 54.219 candidatos, 47.093 (ou 86,8%) contarão com mecanismos de apoio e auxílio, mas pediram acesso à prova comum, como os demais concorrentes.

Outros 7.126 candidatos receberão kits específicos de provas, preparados principalmente para candidatos com baixa visão, cegueira ou deficiência auditiva.

As vagas do CNU, o “Enem dos Concursos”

Concurso Nacional Unificado, apelidado de “Enem dos Concursos”, ofertará 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. A primeira edição do CNU será realizada de forma conjunta entre órgãos do governo federal.

Vale ressaltar que o concurso reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência (PcD), conforme estabelecido nos editais de cada um dos oito blocos temáticos.

Confira a distribuição das vagas por bloco:

  • Bloco 1 – Administração e Finanças Públicas (727 vagas)
  • Bloco 2 – Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação (597 vagas)
  • Bloco 3 – Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário (530 vagas)
  • Bloco 4 – Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (971 vagas)
  • Bloco 5 – Políticas Sociais, Justiça e Saúde (1.016 vagas)
  • Bloco 6 – Trabalho e Previdência (359 vagas)
  • Bloco 7 – Dados, Tecnologia e Informação (1.748 vagas)
  • Bloco 8 – Nível Intermediário (692 vagas)
PUBLICIDADE