O Sicredi Biomas realizou na noite da última terça-feira (20) o Encontro Estadual Fórum Investir, no Afa Jardim. O encontro reuniu 250 convidados que aproveitaram as dicas valiosas para quem quer investir ou para quem já investe.
Para falar aos convidados, o Sicredi trouxe ao Acre a cofundadora e sócia da BEM Educação, colunista da Valor Investe, comentarista da CBN e membro do principal comitê de desenvolvimento e manutenção dos padrões de competência, ética e prática da profissão de planejamento financeiro, Ana Leoni.
A palestrante também foi eleita pela Forbes como uma das mulheres mais influentes para acompanhar o mercado financeiro.
Ao ContilNet, Ana, que veio ao Acre pela primeira vez, disse que a palestra é voltada para a questão psicológica, fundamental para o mercado de investidores. “Quando a gente está falando de bolsa, a gente acha que é uma lógica que está na matemática, na nossa planilha, mas muitas vezes está no divã, então meu objetivo é trazer um pouco dessa reflexão”, disse.
Além disso, Ana também explicou que as pessoas devem se preocupar com o cenário interno e quais são as emoções, principalmente a forma como se lida com o dinheiro.
“Eu acho que independente do tamanho da economia, do tamanho da renda, quando a gente tem muito mais disciplina, a gente consegue com que a nossa vida financeira seja próspera. É muito mais sobre fazer pouco por muito tempo do que muito em poucas vezes”, disse.
O segundo palestrante da noite foi Dionatan Severo, gerente de Investimentos do Banco Sicredi, e possui certificação CGA-ANBIMA e habilitação junto à CVM para atuar como Administrador de Carteiras.
“Acho que nesse momento que o Sicredi está cada vez mais demonstrando essa competência em cuidados do dinheiro, dos recursos dos nossos associados, esse evento vai abrir bastante portas para esse entendimento do que é o sistema cooperativo, do nosso foco no associado”, disse.
Dionatan também falou que é de fundamental importância que aconteça esse tipo de evento para propagar, não apenas o Sicredi, mas o cooperativismo também como um lugar para investir e não só para tomada de crédito, que já é muito reconhecido.
O palestrante também falou que é perceptível o crescimento do Acre, principalmente pelo agronegócio. “É algo que vem, apesar da situação mais drástica de queimadas, a gente percebe um potencial muito forte nisso e isso desenvolve toda uma cadeia da indústria, então isso acaba vindo para o comércio, serviço e desenvolvendo a economia local”, ressaltou.
Para o presidente do Sicredi Biomas, Eduardo Ferreira, a cooperativa reparte os dividendos dela na comunidade com seus associados e ainda beneficia instituições filantrópicas para o fundo social. São muito benefícios que outros, um banco comum, não tem.
“O Sicredi Biomas tem todo o estado do Acre como sua área de atuação, aqui são 22 municípios, nós ainda temos 15 municípios pra abrir agências e vamos abrir em todos eles no decorrer desses próximos anos”, disse.
Além disso, o presidente também falou sobre a importância do cooperativismo. “Em uma cidade que não tinha cooperativa, uma pessoa recebia seu salário e tinha que ir na cidade mais próxima fazer o comércio e aproveitava ali para descontar o cheque e desde que o Sicredi se fez presente, esse dinheiro circula naquela localidade e é assim em toda a cidade em que estamos”, ressaltou.
O evento, que foi organizado para convidados, contou com a presença dos Assadores da Amazônia, que serviram entradas e um jantar especial para os presentes.