“Umas das convenções mais lindas que coloquei o pé“. A fala não é desta santa coluna, mas de Lívio Veras, vice-presidente estadual do Progressistas. Ele colocou o pé na estrada para fortalecer as candidaturas do partido do governador Gladson Cameli — em todos os cantos do estado — e fechou a temporada de convenções no município de Senador Guiomard. E fechou com chave de ouro.
Rosana Gomes colocou no seu palanque Progressistas, União Brasil, PL, PDT e Republicanos; dois senadores; todos os oito deputados federais; cinco deputados estaduais — um licenciado — e grandes nomes da política local, como os ex-prefeitos James Gomes, André Maia e Celso Ribeiro.
Além dos líderes, o povo compareceu em peso: mais de 3 mil pessoas marcaram presença, de acordo com a organização. Rosana mostrou, além de força, que está passos a frente dos oponentes.
INVEJA — “Eu nunca participei de um evento com essa magnitude. Confesso que estou com inveja”. Do deputado estadual Adailton Cruz (PSB-AC).
MACHARADA — Nicolau Júnior: “Eu acho é engraçado que quando a Rosana pegou o município, pegou tudo bagunçado. Agora, a macharada quer de volta? Vão continuar querendo!”.
BRASILÉIA E SENA — Outras duas boas convenções: Brasiléia, com Leila Galvão; e Sena Madureira, com Gilberto Lira. O Gilberto, aliás, lotou um estádio. Foi sensação nas redes sociais.
LOTOU — Em Brasiléia, Leila lotou um ginásio de esportes e levou para o seu palanque os deputados estaduais Edvaldo Magalhães, Maria Antônia, Fagner Calegário, Tanizio Sá, Antônia Sales, André Vale; e os deputados federais Eduardo Velloso, Antônia Lúcia e Socorro Neri.
APAGÃO — O curioso apagão, que deixou uma pulga atrás da orelha nos presentes, não tirou o brilho da festa. A equipe de Eduardo Velloso, que discursava no momento do sinistro, disse que o som continuou funcionando, assim como a energia elétrica na vizinhança. Os participantes pegaram seus celulares, ligaram as lanternas e o momento registrou boas fotos.
CANCELOU — Marconi Perillo cancelou a viagem ao Acre — informação dada em primeira mão por esta santa coluna, quando Gladson se aproximou da sigla. Não foi divulgado um motivo oficial, mas sabe-se que o presidente estadual do PSDB, o deputado Luiz Gonzaga, não estaria na capital para recebê-lo.
VALTIM PREFEITO — O prefeito Tião Bocalom cumpre uma série de agendas institucionais fora. Quem assume, portanto, o comando da prefeitura municipal de Rio Branco é Valtim José, entre esta terça-feira (6) e quarta-feira (7).
FAIXA — Em meio a notícias nos sites levantando discussões sobre a faixa do senador Márcio Bittar (UNIÃO-AC) na altura da AABB, um veículo passou lá por aquelas bandas e a retirou do local. A faixa continha informações de que aquela obra era feita com emendas parlamentares provenientes do seu trabalho no Senado. Sua equipe deve registrar boletim de ocorrência.
MARCUS E SOCORRO NERI — Ainda que o candidato a prefeito Marcus Alexandre diga que tem interesse em procurar a deputada federal Socorro Neri só depois das eleições — contando com sua vitória, claro — ele cria já de agora um clima de aproximação. Inteligente. Aliás, a Socorro virou a queridinha do MDB, partido de Chame-Chame, para as eleições de 2026.
BATE-REBATE
– Marcus concedeu entrevista ao Em Cena, do ContilNet (…)
– (…) Disse, dentre outros destaques, que não pretende terceirizar o serviço de água e esgoto.
– Na Venezuela, Nicolás Maduro anunciou que rompeu ligações com o WhatsApp (…)
– (…) O país vive uma crise pós-eleições.
– O Partido dos Trabalhadores e toda a federação avaliam uma aliança com Jessica Sales, após rompimento com o prefeito Zequinha Lima (…)
– (…) Caiu no colo dela.
– Dois dos candidatos a prefeito da capital usaram a segunda-feira (5) para fechar seus planos de governo (…)
– (…) Marcus Alexandre e Tião Bocalom.
– Tem gente interessada em rodar mais pesquisas visando 2026 (…)
– (…) Querem saber se alguns nomes estão crescendo ou definhando.