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Concurso Correios: saiba o que estudar; novo edital em breve

Por Direção Concursos

Um novo concurso Correios será realizado em breve e os concurseiros interessados nesta oportunidade já podem e devem começar a preparação para conquistar uma das 3.468 vagas!

Reprodução

De acordo com o projeto básico acessado pelo Direção Concursos, serão ofertadas, ao todo, 3.468 vagas de níveis médio e superior, distribuídas da seguinte forma:

Os aprovados no certame receberão os seguintes salários iniciais:

Confira, a seguir, qual foi o conteúdo cobrado nas provas mais recentes do concurso Correios e acelere sua preparação para esta ótima oportunidade!

Como serão as provas do concurso Correios?

De acordo com o projeto básico, os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório.

Confira, abaixo, as etapas de avaliação para cada cargo:

É importante destacar que as provas para nível médio e nível superior serão aplicadas em turnos distintos, permitindo que os candidatos se inscrevam em mais de um cargo.

Confira os horários de aplicação das provas:

As provas objetivas serão serão compostas por 120 questões de CERTO ou ERRADO, abrangendo conhecimentos básicos e específicos, a serem definidos no edital de abertura. Confira como será a distribuição das questões:

Já a prova discursiva, será aplicada somente para os cargos de nível superior, e deverá ser composta por uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, abordando temas da atualidade.

Veja, abaixo, o conteúdo programático cobrado nas provas do último concurso Correios:

CONHECIMENTOS (Para o cargo de Agente dos Correios)

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Ortografia oficial. 3 Acentuação gráfica. 4 Emprego das classes de palavras: nome pronome, verbo, preposições e conjunções. 5 Emprego do sinal indicativo de crase. 6 Sintaxe da oração e do período. 7 Pontuação. 8 Concordância nominal e verbal. 9 Regência nominal e verbal. 10 Significação das palavras. 11 Formação de palavras.

MATEMÁTICA: 1 Números relativos inteiros e fracionários, operações e propriedades. 2 Múltiplos e divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. 3 Números reais. 4 Expressões numéricas. 5 Equações e sistemas de equações de 1° grau. 6 Sistemas de medida de tempo. 7 Sistema métrico decimal. 8 Números e grandezas diretamente e inversamente proporcionais. 9 Regra de três simples. 10 Porcentagem. 11 Taxas de juros simples e compostas, capital, montante e desconto. 12 Princípios de geometria: perímetro, área e volume.

INFORMÁTICA: 1 Conceitos básicos de computação. 2 Componentes de hardware e software de computadores. 3 Sistema operacional Windows (XP e VISTA). 4 Conhecimentos de Word, Excel, PowerPoint. 5 Internet: conceitos, navegadores, tecnologias e serviços.

CONHECIMENTOS BÁSICOS (Para o cargo de Analista dos Correios)

PORTUGUÊS – para todos os cargos e especialidades, exceto a especialidade Outros Profissionais de Nível Superior, formação Letras
1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Redação de correspondências oficiais. 4 Emprego correto da língua culta. 5 Ortografia oficial. 6 Acentuação gráfica. 7 Emprego das classes de palavras. 8 Emprego do sinal indicativo de crase. 9 Sintaxe da oração e do período. 10 Pontuação. 11 Concordância nominal e verbal. 12 Regência nominal e verbal. 13 Significação das palavras. 14 Regras do Novo Acordo Ortográfico.

INFORMÁTICA – para todos os cargos e especialidades, exceto: Analista de Sistemas nas seguintes áreas de atuação: Desenvolvimento de Sistemas, Produção e Suporte a Sistemas, e Engenheiro na formação Engenharia de Redes
1 Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet/intranet. 3 Ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico de grupos de discussão, de busca e pesquisa. 4 Principais aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações (Sistema operacional Windows 7; Pacote Microsoft Office 2010: Word, Excel e Power Point; Pacote BrOffice).

INGLÊS – para todos os cargos e especialidades
1 Compreensão de textos escritos em língua inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para compreensão dos conteúdos semânticos.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – para todos os cargos e especialidades
1 Organização da administração pública no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988. 2 Conceitos relativos às administrações direta e indireta. 3 Diferenças entre autarquias, fundações e empresas públicas. 4 Agentes públicos. 5 Estatuto da ECT.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

ESPECIALIDADE: ADMINISTRADOR
1 Dinâmica das organizações. 1.1 A Organização como um sistema social. 1.2 Cultura organizacional. 1.3 Motivação e liderança. 1.4 Comunicação. 1.5 Processo decisório. 1.6 Descentralização. 1.7 Delegação. 2 Processo grupal nas organizações. 2.1 Comunicação interpessoal e intergrupal. 2.2 Trabalho em equipe. 2.3 Relação chefe/subordinado. 3 Reengenharia organizacional. 3.1 Ênfase no cliente. 4 Qualidade e produtividade nas organizações. 4.1 Princípio de Deming. 4.2 Relação cliente/fornecedor. 4.3 Principais ferramentas da qualidade. 5 Administração de pessoal e recursos humanos. 5.1 Recrutamento e seleção de pessoal. 5.2 Cargos e salários. 5.3 Administração do desempenho. 5.4 Treinamento e desenvolvimento. 6 Planejamento organizacional: estratégico, tático e operacional. 7 Impacto do ambiente nas organizações: visão sistêmica. 8 Administração pública. 8.1 Estrutura administrativa: conceito, elementos, poderes do Estado. 8.2 Organização administrativa. 8.3 Princípios fundamentais da administração pública. 9 Poderes e deveres do administrador público. 9.1 Improbidade administrativa. 10 Servidores públicos. 11 Responsabilidade civil da administração pública. 12 Controle da administração pública. 12.1 Tipos e formas de controle. 12.2 Controle interno e externo. 12.3 Controle pelos tribunais de contas. 12.4 Controle judiciário. 13 Processo administrativo (Lei nº 9.784/1999). 14 Atos administrativos: conceitos, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação, anulação, revogação, efeitos. 15 Contratos administrativos: conceito, características, formalização. Execução do contrato: direito e obrigação das partes, acompanhamento, inexecução do contrato: causas justificadoras, consequências da inexecução, revisão, rescisão e suspensão do contrato. 16 Lei nº 8.666/1993 e suas alterações e Lei do Pregão (Lei nº 10.520/2002 e suas alterações). 17 Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000): disposições preliminares, execução orçamentária, cumprimento das metas, transparência, controle e fiscalização. 18 Orçamento público. 18.1 Princípios orçamentários. 18.2 Diretrizes orçamentárias. 18.3 Processo orçamentário.

ESPECIALIDADE: ADVOGADO
DIREITO CIVIL: 1 Lei: vigência, aplicação da lei no tempo e no espaço, integração e interpretação. 2 Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro. 3 Código Civil: pessoas naturais e jurídicas, personalidade, capacidade, direitos de personalidade. 4. Domicílio. 5 Bens: espécies. 6 Fatos e atos jurídicos: negócios jurídicos, requisitos, defeitos dos negócios jurídicos, modalidades dos negócios jurídicos, forma e prova dos atos jurídicos, nulidade e anulabilidade dos negócios jurídicos, atos ilícitos, abuso de direito, prescrição e decadência. 7 Direito das Obrigações: modalidades das obrigações, transmissão das obrigações, adimplemento e extinção das obrigações, inadimplemento das obrigações. 8 Posse: classificação, aquisição, efeitos, perda e proteção possessória. 9 Propriedade móvel e imóvel: aquisição e perda, direito de superfície, direito do promitente comprador, usucapião, condomínio. 10 Contratos: teoria da imprevisão, evicção e vícios redibitórios. 11 Compra e venda: compromisso de compra e venda. 12 Troca e doação. 13. Alienação fiduciária em garantia. 14 Registros públicos.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL: 1 Jurisdição: conceito, modalidades, poderes, princípios e órgãos. 2 Ação: conceito, natureza jurídica, condições, classificação. 3 Competência: conceito, competência territorial, objetiva e funcional, modificação e conflito, conexão e continência. 4 Processo e procedimento: natureza e princípios, formação, suspensão e extinção, pressupostos processuais, tipos de procedimentos. 5 Prazos: conceito, classificação, princípios, contagem, preclusão, prescrição. 6 Sujeitos do processo: partes e procuradores, juiz, Ministério Público e auxiliares da justiça. 7 Atos processuais. 8 Petição inicial: conceito, requisitos. 9 Pedidos: espécies, modificação, cumulação, causa de pedir. 10 Despacho liminar: objeto, natureza, conteúdo positivo, conteúdo negativo. 11 Citação. 12 Resposta do réu: contestação, exceções, reconvenção, revelia. 13 Direitos indisponíveis. 14 Providências preliminares e julgamento conforme o estado do processo. 15 Antecipação de tutela. 16 Prova: conceito, modalidades, princípios gerais, objeto, ônus, procedimentos. 17 Audiência. 18 Sentença: requisitos, publicação. 19 Coisa julgada: conceito, limites objetivos e subjetivos, coisa julgada formal e coisa julgada material. 20 Recursos: conceito; fundamentos; princípios; classificação; pressupostos de admissibilidade; efeitos; juízo de mérito; apelação; agravo de instrumento; embargos infringentes, de divergência e de declaração, recurso especial; recurso extraordinário. 21 Ação rescisória. 22 Nulidades. 23 Processo de execução: pressupostos e princípios informativos, espécies de execução. 24 Embargos do devedor: natureza jurídica, cabimento, procedimento. 25 Embargos de terceiro: natureza jurídica, legitimidade, procedimento. 26 Execução fiscal: execução contra a fazenda pública. 27 Processo e ação cautelares: procedimento cautelar comum e procedimentos cautelares específicos. 28 Ação civil pública, ação popular e mandado de segurança coletivo. 29 Mandado de segurança. 30 Ação monitória. 31 Prisão Civil.
DIREITO DO TRABALHO E PROCESSUAL DO TRABALHO: 1 Direito do trabalho: definição, fontes. 2 Contrato individual de trabalho: conceito, requisitos, classificação 3 Sujeitos do contrato de trabalho. 5 Salário e remuneração. 6 13.° salário. Salário do menor e do aprendiz. 8 Equiparação salarial. 9 Suspensão e interrupção do contrato de trabalho.
Alteração do contrato individual de trabalho. 13 Justa causa de despedida do empregado. 14 Rescisão do contrato de trabalho. Culpa recíproca. 15 Despedida indireta e dispensa arbitrária. 16 Rescisão do contrato de trabalho. 17 Aviso prévio. 18 Indenizações em decorrência de dispensa do empregado. 19 Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. 20 Estabilidade. 22 Inquérito para apuração de falta grave. 23 Estabilidade especial. 24 Trabalho extraordinário e trabalho
noturno. Adicional de horas extras. 25 Repouso semanal remunerado. 26 Férias: direito do empregado, época de concessão e remuneração. 27 Segurança e higiene do trabalho. Periculosidade e insalubridade. 28 Trabalho da mulher. Estabilidade da gestante. Trabalho noturno e trabalho proibido. 29 Trabalho do menor. 30 Profissões regulamentadas. 31 Organização sindical. 32 Natureza jurídica, criação, administração e dissolução de Sindicatos. 33 Convenções e acordos coletivos de trabalho. 34 Mediação e arbitragem. 35 Representação dos trabalhadores nas empresas. 36 Direito de greve. Serviços essenciais. 37 Prescrição e decadência. 38 Justiça do trabalho. Organização. Competência. 39 Competência: justiça do trabalho e justiça federal. 40 Princípios gerais que informam o processo trabalhista. 41 Dissídios individuais. 42 Execução no processo trabalhista. 43 Embargos à execução no processo trabalhista.
DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Administração pública. 1.1 Conceito e princípios básicos. 1.2 Poderes e deveres dos agentes administrativos. 1.3 Atos administrativos: conceito, requisitos, atributos, classificações, espécies. 2 Licitação. 2.1 Conceito, finalidade, princípios, objeto, obrigatoriedade, dispensa e inexigibilidade. 2.2 Procedimento, anulação e revogação da licitação. 2.3 Modalidades de licitação. 2.4 Sanções penais na licitação. 3 Contratos administrativos. 3.1 Conceitos, peculiaridades e interpretação. 3.2 Formalização do contrato administrativo. 3.3 Instrumento, conteúdo, cláusulas essenciais ou necessárias, garantias para a execução do contrato, modalidades de garantia. 3.4 Execução do contrato administrativo: direitos e obrigações das partes, acompanhamento da execução do contrato, extinção, prorrogação e renovação do contrato. 3.5 Inexecução, revisão, suspensão e rescisão do contrato. 3.6 Principais contratos administrativos. 4 Serviços públicos. 4.1 Conceito e classificação. 4.2 Regulamentação e controle. 4.3 Requisitos do serviço e direitos do usuário. 4.4 Competência para prestação do serviço. 4.5 Formas e meios de
prestação do serviço. 4.6 Autarquias, agências reguladoras, fundações. 4.7 Agências executivas, empresas estatais ou governamentais, entes de cooperação: entidades paraestatais. 4.8 Serviços delegados a particulares. 4.9 Convênios e consórcios administrativos. 5 Domínio Público. 5.1 Conceito e classificação dos bens públicos. 5.2 Administração dos bens públicos. 5.3 Utilização dos bens públicos. 5.4 Alienação dos bens públicos. 5.5 Imprescritibilidade, impenhorabilidade e não oneração dos bens públicos. 5.6 Intervenção na propriedade e atuação no domínio econômico. 5.7 Desapropriação. 5.8 Servidão administrativa. 5.9 Requisição. 14 5.10 Ocupação temporária. 5.11 Limitação administrativa. 5.12 Atuação no domínio econômico. 6 Controle da administração. 6.1 Conceito, tipos e formas de controle. 6.2 Responsabilidade fiscal. 6.3 Controle administrativo: conceito e meios de controle. 6.4 Processo administrativo. 6.5 Controle legislativo. 6.6 Controle judiciário. 6.7 Desestatização.
DIREITO TRIBUTÁRIO: 1 Sistema Constitucional Tributário. 2 Princípios constitucionais tributários. 3 Sistema Tributário Nacional. 4 Competência tributária. 5 Limitações da competência tributária. 6 Tributo: conceito, natureza jurídica, espécies. 7 Contribuição de melhoria. 8 Empréstimos compulsórios. 9 Outras contribuições. 10 Normas gerais de direito tributário. 11 Fontes do direito tributário. 12 vigência, aplicação. interpretação e integração da legislação tributária. 13 Obrigação tributária: espécies. 14 Elementos da obrigação tributária. 15 Fato gerador. 16 Sujeito ativo. 17 Sujeito passivo. 18 Capacidade tributária. 19 Domicílio tributário. 20 Responsabilidade tributária. 21 Crédito tributário: conceito e natureza jurídica. 22 Constituição. 23 Modalidades de lançamentos. 24 Suspensão. 25 Extinção. 26 Exclusão. 27 Garantias e privilégios. 28 Processo administrativo tributário: procedimento. 29 Fiscalização. 30 Dívida ativa. 31 Certidões. 32 Processo judicial tributário: execução fiscal, procedimento, mandado de segurança.
DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Teoria Geral do Direito Constitucional. 2 Objeto e conteúdo do Direito Constitucional. 3 Constituição: conceito e classificação. 4 Poder constituinte originário e derivado. 5 Revisão Constitucional. 6 Normas constitucionais: classificação. 7 Preâmbulo, normas constitucionais programáticas e princípios constitucionais. 8 Disposições constitucionais transitórias. 9 Hermenêutica constitucional. 10 Controle de constitucionalidade: sistema brasileiro. Evolução histórica. 11 Ação de inconstitucionalidade por omissão. 12 Ação direta de inconstitucionalidade. 13 Ação declaratória de constitucionalidade. 14 Arguição de descumprimento de preceito fundamental. 15 Direitos e garantias individuais e coletivos. 16 Princípio da legalidade. 17 Princípio da isonomia. 18 Regime constitucional da
propriedade. 19 Remédios constitucionais: habeas corpus, mandado de segurança, mandado de injunção e habeas data. 20 Direito de petição. 21 Direitos políticos: sistema político brasileiro. 22 Direitos sociais e sua efetivação. 23 Federação. 24 Repartição de competência no Estado Federal. 25 Federação brasileira: características, discriminação de competência na Constituição de 1988. 26 Organização dos Poderes: mecanismos de freios e contrapesos. 27 União:
competência. 28 Estado: competência e autonomia. 29 Administração pública: princípios constitucionais. Poder Executivo: Presidente da República e Ministros de Estado: atribuições. 30 Medidas provisórias. Poder Judiciário: organização e estatuto constitucional da magistratura. 31 Supremo Tribunal Federal: organização e competência. 32 Superior Tribunal de Justiça: organização e competência. 33 Justiça federal: organização e competência. 34 Justiça do trabalho: organização e competência.

ESPECIALIDADE: ARQUITETO
1 Elaboração de projetos arquitetônicos e detalhamentos. 2 Conhecimento de ergonomia. 3 Leitura e interpretação de projetos de instalações prediais. 4 Leitura e interpretação de projetos estruturais de edificações. 5 Conhecimento de técnicas construtivas, e materiais de construção e acabamentos. 6 Orçamento e planejamento de obras. 7 Elaboração de projetos de interiores. 8 Conhecimento da norma de acessibilidade NBR 9050. 9 Gerenciamento de projetos e obras; administração de contratos. 10 Elaboração de especificações técnicas para execução de obras e serviços de engenharia e arquitetura. 11 Legislação urbanística e ambiental. 12 Uso e ocupação da terra e do solo urbano. 13 Gestão, zoneamento e manejo de áreas protegidas. 14 Fiscalização de obras e serviços de engenharia e arquitetura. 15 Conforto ambiental. 16 Cartografia, aerofotogrametria, sensoriamento remoto (principais setores orbitais, principais características das imagens orbitais) e sistema de informação gráfica. 17 Agenciamento de espaços urbanos, inclusive cadastros. 18 Paisagismo. 19 Conhecimentos de informática: software (programas que trabalhem com planilhas, tabelas e computação gráfica, principalmente programas CAD). 20 Lei nº 8.666/1993 e suas alterações e Lei do Pregão
(Lei nº 10.520/2002 e suas alterações)

ESPECIALIDADE: ASSISTENTE SOCIAL
1 Teoria, metodologia e pesquisa do serviço social. 2 Estatuto da Criança e do Adolescente; Decreto nº 5.598/2005 e Lei nº 10.097/2000. 3 Código de Ética do Serviço Social. 4 Projeto ético-político do serviço social. 5 Instrumental técnico do serviço social. 6 O serviço social na contemporaneidade. 7 Serviço social organizacional. 8 O processo de trabalho na efetivação dos direitos. 9 Função gerencial e administrativa do assistente social. 10 Políticas sociais e suas demandas atuais. 11 A questão da interdisciplinaridade. 12 O assistente social frente ao gerenciamento de RH. 13 Responsabilidade social no âmbito organizacional. 14 Seguridade social e previdência social. 15 Planejamento, administração e avaliação de programas e projetos sociais. 16 Supervisão e assessoria técnica no serviço social. 17 O serviço social e as novas demandas do mundo do trabalho. 18 Qualidade de vida no trabalho.

ESPECIALIDADE: BIBLIOTECÁRIO
1 A biblioteca no contexto da universidade corporativa. 1.1 Funções, objetivos, estrutura, tecnologia, recursos. 1.2 A biblioteca universitária corporativa. 1.3 Processo de comunicação e informação científica. 1.4 Avaliação do INEP. 2 Gestão e organização de biblioteca universitária. 2.1 Planejamento estratégico. 2.2 Estudo de comunidade. 2.3 Formação e desenvolvimento de coleção. 2.4 Projetos em unidades de informação. 2.5 Aquisição planificada e consórcios. 2.6 Gestão de pessoas. 2.7 Gestão da qualidade. 2.8 Marketing. 2.9 Fluxos e processos de trabalho em unidades de informação. 2.10 Organização do espaço físico. 2.11 Manuais e normas de procedimentos. 2.12 Formulário e relatórios de atividades. 2.13 Avaliação. 2.14 Sistema informatizado de gerenciamento de Bibliotecas (Pergamum). 3 Recursos e serviços informacionais. 3.1 Conceituação, tipologia e características das fontes de informação. 3.2 Recursos informacionais eletrônicos. 3.3 Bases de dados. 3.4 Portais de pesquisa. 3.5 Portais de periódicos. 3.6 Bibliotecas digitais. 3.7 Redes e sistemas de informação. 3.8 Disseminação da informação. 3.9 Usuários: comportamento, necessidades, demandas, expectativas e usos da informação. 3.10 Estudos de uso e de usuários. 3.11 Educação de
usuários. 3.12 Serviço de referência. 3.13 Circulação e comutação bibliográfica. 3.14 Normas técnicas brasileiras para documentação (ABNT). 3.15 Avaliação de serviços.

ESPECIALIDADE: CONTADOR
1 Contabilidade Geral. 1.1 Lei nº 6.404/1976, Lei nº 10.303/2001 e legislação complementar. 1.2 Princípios e convenções contábeis. 1.3 Plano de contas. 1.4 Elaboração de demonstrações contábeis. 1.5 Efeitos inflacionários sobre o patrimônio das empresas. 1.6 Consolidação de demonstrações contábeis. 1.7 Avaliação e contabilização de investimentos. 1.8 Ativo imobilizado. 1.9 Ativo diferido. 1.10 Passivos exigíveis. 1.11 Constituição de provisões. 1.12 Resultado de exercícios futuros. 1.13 Patrimônio líquido. 1.14 Demonstração do resultado do exercício. 1.15 Demonstração do fluxo de caixa. 1.16 Método direto e indireto. 2 Auditoria. 2.1 Normas de auditoria. 2.2 Auditoria contábil, de gestão, de programas, operacional e de sistemas. 2.3 Licitação. 3 Análise econômico-financeira. 3.1 Análise
vertical e horizontal das demonstrações financeiras. 3.2 Índices econômico-financeiros de estrutura, liquidez e rentabilidade. 3.3 Análise dos prazos médios e do ciclo financeiro. 4 Contabilidade de custos. 4.1 Classificação de custos: diretos, indiretos, fixos e variáveis; separação entre custos e despesas. 4.2 Apropriação de custos: material, mão-de-obra e rateio de custos indiretos. 4.3 Rateio de custos na departamentalização. 5 Métodos de custeio. 5.1 Por absorção e variável. 5.2 Custos para controle e custo-padrão. 6 Contabilidade tributária. 6.1 Legislação tributária. 6.2 IRRF. 6.3 ICMS. 6.4 Contribuição social sobre o lucro. 6.5 Destinação de resultado. 6.6 Imposto de renda de pessoa jurídica. 6.7 Participações governamentais: PIS, PASEP e COFINS. 6.8 Créditos tributários. 6.9 Tributos diretos e indiretos. 6.10 Impostos e contribuições incidentes sobre folha de pagamento. 7 Matemática financeira. 7.1 Juros simples e compostos: capitalização e desconto. 7.2 Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, real e aparente. 7.3 Rendas uniformes e variáveis. 7.4 Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. 7.5 Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. 8 Contabilidade pública. 8.1 Legislação básica: Lei nº 4.320/1964 e Decreto nº 93.872/1986. 8.2 Receita e despesa públicas. 8.3 Receitas e despesas orçamentárias e extra-orçamentárias: interferências passivas e mutações ativas. 8.4 Plano de contas da administração federal. 8.5 Sistemática dos eventos. 8.6 Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI). 8.7 Balanços financeiros, patrimonial, orçamentário e demonstrativo das variações de acordo com a Lei nº 4.320/1964. 9 Lei nº 8.666/1993 e suas alterações e Lei do Pregão (Lei nº 10.520/2002 e suas alterações)

ESPECIALIDADE: ECONOMISTA
1 Microeconomia. 1.1 O problema econômico. 1.2 Escassez e escolha. 1.3 Bens econômicos. 1.4 Alocação de recursos. 1.5 A tecnologia. 1.6 A questão ambiental. 1.7 Demanda do consumidor e demanda do mercado. 1.8 A teoria da produção. 1.9 A função de produto neoclássica. 1.10 A lei da oferta. 1.11 Teorema de Euler. 1.12 A teoria marginalista da distribuição. 1.13 A teoria dos custos. 1.14 Custos contábeis e custos econômicos. 1.15 O mercado em concorrência perfeita. 1.16 Equilíbrio parcial e equilíbrio geral. 1.17 Modelo de Leontief. 1.18 Mecanismos de ajustamento e concorrência imperfeita. 1.19 As falhas do mercado. 1.20 Teoria do bem-estar social. 2 Macroeconomia. 2.1 As contas nacionais e o balanço de pagamentos. 2.2 O sistema financeiro. 2.3 Oferta e demanda de moeda. 2.4 O controle da oferta de moeda. 2.5 As funções consumo e investimento. 2.6 Os modelos clássico e keynesiano. 2.7 Neokeynesianos e novos clássicos. 2.8 Modelos de economia aberta. 2.9 A taxa de câmbio e a taxa de juro. 2.10 Inflação e desemprego (a curva de Phillips). 2.11 Expectativas racionais. 2.12 Políticas fiscal, monetária e de rendas. 2.13 Monetarismo e estruturalismo. 2.14 A experiência brasileira de estabilização. 3 Fundamentos de análise de projetos. 3.1 Critérios de
avaliação de projetos. 3.2 Custos e benefícios privados e sociais. 3.3 A função de bem-estar social. 3.4 Eficiência marginal do investimento e eficiência marginal do capital. 3.5 Desconto e valor presente. 3.6 Ponto de nivelamento. 3.7 Projeções de demanda. 4 Crescimento e desenvolvimento econômico. 4.1 Os conceitos de crescimento e de desenvolvimento econômico. 4.2 Modelos keynesianos e neoclássicos de crescimento. 4.3 Modelo de dois hiatos. 4.4 Estratégias de crescimento. 4.5 Protecionismo e liberalismo econômico. 4.6 Blocos econômicos e globalização da economia. 4.7 A política brasileira de desenvolvimento. 5 Elementos de estatística e econometria. 5.1 Estatística descritiva. 5.2 Probabilidades. 5.3 Distribuições de probabilidade. 5.4 Testes de hipóteses. 5.5 Números índices. 5.6 Correlação. 5.7 Regressão simples e múltipla. 5.8 Problemas econométricos (quebra das hipóteses). 5.9 Modelos de equações simultâneas. 5.10 Análise de séries temporais. 5.11 Projeção e estimação. 5.12 Inferência estatística 5.13 Aplicações.

ESPECIALIDADE: ESTATÍSTICO
1 Cálculos de probabilidades. 2 Estatística descritiva. 3 Inferência estatística. 4 Processos estocásticos. 5 Análise de correlação e regressão. 6 Análise multivariada. 7 Amostragem. 8 Análise das séries temporais. 9 Controle estatístico de qualidade. 10 Pesquisa operacional.

ESPECIALIDADE: MUSEÓLOGO
1 Museu e museologia: origem e história dos museus. 2 Funções e finalidades dos museus de história natural e antropologia. 3 Patrimônio cultural, memória social e museu. 4 Política e legislação cultural (federal, estadual e municipal). 5 Processamento técnico de acervos: inventário, catalogação, classificação e indexação. 6 Procedimentos básicos de preservação e conservação preventiva de acervos: gerenciamento e monitoramento ambiental, higienização, acondicionamento, instalação e funcionamento de reservas técnicas. 7 Elaboração, desenvolvimento e avaliação de ações educativas e culturais. 8 Pesquisa museológica: conceituação, elaboração e desenvolvimento de projetos (análise de discursos, estudos de acervos e de públicos em museus). 9 Museu e sociedade. 10 Exposições museológicas: técnicas expográficas, projeto, implantação e manutenção de exposições museológicas de longa duração, temporárias e itinerantes.

ESPECIALIDADE: PEDAGOGO
1 Didática da educação: planejamento de ensino, projeto de educação, plano de curso, plano de aula. 2 Didática organizacional. 3 Metodologia do ensino. 4 História da educação. 5 Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem; teorias de aprendizagem; andragogia — educação de jovens e adultos —; taxonomias de objetivos de aprendizagem. 6 Projeto político-pedagógico. 7 Organização e gestão da sala de aula. 8 Tecnologias da informação e da educação. 9 Ética na educação. 10 Educação nas organizações. 10.1 Diagnósticos organizacionais. 10.2 Gestão de pessoas e Educação. 10.3 Planejamento e gestão para a educação corporativa. 10.4 O pedagogo nas organizações: aspectos legais, éticos, políticos e administrativos. 10.5 Capacitação, treinamento e desenvolvimento de pessoas: papel, objetivos, planejamento, levantamento de necessidades, métodos e técnicas. 10.6 Avaliação e acompanhamento dos programas de educação corporativa: objetivos e aplicações

ESPECIALIDADE: PSICÓLOGO
1 Psicologia organizacional. 1.1 O psicólogo na organização: aspectos éticos, políticos e administrativos. 1.2 Organizações: tipos, estruturas, comportamento organizacional (clima, motivação e liderança), comunicação na organização. 1.3 Recrutamento de pessoal: planejamento do recrutamento, levantamento de necessidades e mercado de trabalho, recrutamento interno (tipos e vantagens), recrutamento externo (principais fontes). 1.4 Seleção de pessoal: conceituação de seleção, classificação e colocação de pessoal, seleção de estágio único e de estágios múltiplos (pré-rejeição e pré-aceitação), validade empírica (preditiva e concomitante), técnicas estatísticas para o estudo da validade, relação linear e relação curvilínea, preditores em seleção (entrevistas, testes, dinâmicas de grupo, técnicas situacionais), combinação de preditores, apresentação de resultados (laudos, relatórios, listas de classificação), critério para validação da seleção (medidas diretas e indiretas do comportamento ocupacional), análise de função e requisitos funcionais. 1.5 Orientação, acompanhamento e readaptação profissionais: avaliação no período de experiência, entrevista de acompanhamento, recolocação em outro cargo, readaptação e reabilitação, entrevista de saída. 1.6 Avaliação de desempenho: objetivos e aplicações. 1.7 Treinamento e desenvolvimento de pessoal: papel e objetivos do treinamento, planejamento do treinamento, levantamento de necessidades, métodos e técnicas de treinamento, avaliação dos resultados, aprendizagem organizacional. 2 Teorias da personalidade.

ESPECIALIDADE: ANALISTA DE SISTEMAS – ÁREA DE ATUAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
1 Engenharia de software: 1.1 Modelagem de processos: Técnicas de análise de processo. Desenho de processos. 1.2 Engenharia de Requisitos: Conceitos básicos. Técnicas de elicitação de requisitos. Gerenciamento de requisitos. Especificação de requisitos. Técnicas de validação de requisitos. Prototipação. 1.3 Engenharia de Usabilidade: Conceitos básicos e aplicações. Critérios, recomendações e guias de estilo. Análise de requisitos de usabilidade. Métodos para avaliação de usabilidade. 1.4 Engenharia de software: Ciclo de vida do software. Metodologias de desenvolvimento de software. Processo unificado – disciplinas, fases, papéis e atividades. Metodologias ágeis. Qualidade de software. 1.5 Análise e projeto orientados a objetos: UML 2.2 — visão geral, modelos e diagramas. Padrões de projeto. Arquitetura em três camadas. 1.6 Análise por pontos de Função: Conceitos básicos e aplicações. Contagem em projetos de desenvolvimento e manutenção: IFPUG e Nesma. 1.7 Testes: Teste funcional, de unidade, de performance e de integração. Plano de testes. 2 Linguagens e tecnologias de desenvolvimento. 2.1 Lógica de programação: Construção de algoritmos. Tipos de dados simples e estruturados. Variáveis e constantes. Comandos de atribuição, entrada e saída. Avaliação de expressões. Funções pré-definidas. Conceito de bloco de comandos. Estruturas de controle, seleção, repetição e desvio. Operadores e expressões. Passagem de parâmetros. Recursividade. 2.2 Programação Orientada a Objetos: Classes, objetos, métodos, mensagens, sobrecarga, herança, polimorfismo, interfaces e pacotes. Tratamento de exceção. Métodos de ordenação, pesquisa e “hashing”. 2.3 Projeto de Sistemas em Linguagem Java: Arquitetura e padrões de projeto JEE 5 e JSE 1.5. Desenvolvimento web em Java. Servlets, JSP e Ajax. Frameworks JSF 1.2, Hibernate 3 e Spring 3. 2.4 Interoperabilidade de Sistemas: SOA e Web Services. Padrões XML, XSLT, UDDI, WSDL e SOAP. 2.5 Sistemas de Suporte a Decisão e Gestão de Conteúdo: Portais corporativos — arquitetura da informação. Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico. Arquitetura de aplicações para ambientes web (Internet e intranet); Sistema gerenciador de conteúdo: Plone, Servidor de Aplicação: ZOPE, Linguagem de programação: PYTHON. Protocolo HTTP. 2.6 Banco de Dados: Modelo de entidade-relacionamento (MER). Modelos lógico e físico. Conceitos básicos de banco de dados – esquema, tabelas, campos, registros, índices, relacionamentos, transação, triggers, tipos de bancos de dados. Normalização de dados. Conceitos e comandos – PLSQL. DML – Linguagem de manipulação de dados. DDL –
Linguagem de definição de dados. 2.7 Soluções de Suporte a Decisão: Data Warehouse (DW). OLAP. Business Iinteligence (BI). Modelagem multidimensional. Extract, Transform and Load (ETL). 3 Redes de computadores: Modelo OSI da ISO. Arquitetura TCP/IP. 4 Sistemas operacionais Windows, Unix e Linux: Conceitos básicos. 5 Gestão de TIC. 5.1. Segurança da Informação: Auditoria de sistemas. Sistemas de criptografia e suas aplicações. Assinatura e certificação digital. 5.2 Gerenciamento de Projetos: PMBOK 4ª edição — conceitos básicos, estrutura e objetivos. Projetos e a organização. Ciclo de vida de projeto e de produto. Processos, grupos de processo e áreas de conhecimento. 5.3 Qualidade de software: CMMI 1.2 — Conceitos básicos e objetivos. Disciplinas e formas de representação. Níveis de capacidade e maturidade. Processos e categorias de processos.

ESPECIALIDADE: ANALISTA DE SISTEMAS – ATUAÇÃO: PRODUÇÃO
1 Computadores: Organização e arquitetura de computadores; Componentes de um computador (hardware e software); Fundamentos, características e topologia típica em ambientes com alta disponibilidade e escalabilidade. 2 Sistemas operacionais: características e funções básicas; suporte a ambiente Windows Server 2000/2003/2008; diretório de serviços active directory; suporte a ambiente Unix/Linux; técnicas para otimização/tunning e detecção de problemas; clusterização (balanceamento de carga, fail-over e replicação de estado). 3 Banco de dados: Organização de arquivos e métodos de acesso; suporte a sistemas gerenciadores de banco de dados; linguagens de definição e manipulação de dados SQL (padrão ANSI); normalização de dados; noções de administração de base
de dados; bancos de dados relacionais e distribuídos; segurança e integridade de banco de dados; soluções de suporte a decisão: datawarehouse, OLAP e DataMining. 4 Servidores de aplicação: conceitos, funcionalidades e arquitetura J2EE. 5 Virtualização: conceitos e ferramentas de virtualização. 6 Sistema de armazenamento e cópia de segurança: conceitos, funcionalidades e arquitetura; suporte a ambiente de armazenamento (storage e backup).

ESPECIALIDADE: ANALISTA DE SISTEMAS ATUAÇÃO: SUPORTE A SISTEMAS
Computadores: organização e arquitetura de computadores; componentes de um computador (hardware e software); fundamentos de software livre. 2 Sistemas operacionais: características e funções básicas; suporte a ambiente Windows XP/Vista/7 e Linux. 3 Ferramentas de escritório: características e funções básicas. 4 Segurança da informação: conceitos e normas ISO 27001 e 27002; ferramentas de proteção de estações de trabalho e servidores; identificação de códigos maliciosos (vírus, worms, adware, trojan, spyware) e de outras técnicas como phishing e spam; algoritmos e protocolos de criptografia; certificação digital; infra-estrutura de chaves públicas. 5 Rede de computadores: fundamentos de comunicação de dados, meio físico, serviço de comunicação, topologia, arquitetura TCP/IP e OSI, protocolos e serviços, sistemas operacionais de rede. 6 Gerenciamento de projetos: conceitos baseados no PMBOK.

ESPECIALIDADE: TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL ATUAÇÃO: PUBLICIDADE E PROPAGANDA
1 Teoria da comunicação. 2 Sociologia da comunicação. 3 Teoria da imagem. 4 Design. 5 Planejamento de comunicação. 6 Publicidade e propaganda. 7 Criação e direção de arte. 8 Atendimento. 9 Mídia. 10 Redação publicitária. 11 Produção gráfica. 12 Produção de rádio, TV e cinema. 13 Cibercultura e produção digital. 14 Avaliação de campanhas. 15 Pesquisa de opinião e mercado. 16 Pesquisa de mídia. 17 Promoção e merchandising. 18 Ética e legislação publicitária. 19 Marketing cultural e esportivo. 20 Comunicação empresarial. 21 Identidade e imagem corporativas. 22 Comunicação integrada. 23 Gestão de marcas. 24 Comunicação organizacional. 25 Responsabilidade social corporativa. 26 Novas tecnologias de comunicação. 27 Comunicação em empresa pública. 28 Realidade socioeconômica e política brasileira.

ESPECIALIDADE: TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL ATUAÇÃO: JORNALISMO
1 Fundamentos da comunicação. 1.1 Teoria da Comunicação. 1.2 Sociologia da comunicação. 2 Temas emergentes da comunicação. 2.1 Novas tecnologias de comunicação. 2.2 Comunicação online. 2.3 Mídias web e digitais. 2.4 Mídias sociais (wikis, blogs, podcasts etc.). 3 Redação e edição jornalísticas. 4 Edição e produção gráficas. 5 Produção audiovisual. 6 Técnicas de reportagem. 7 Jornalismo digital. 8 Ética e legislação jornalística.

ESPECIALIDADE: TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL ATUAÇÃO: RELAÇÕES PÚBLICAS
1 Comunicação empresarial. 1.1 Planejamento estratégico de comunicação. 1.2 Comunicação integrada. 1.3 Identidade e análise da relação da publicidade com as novas tecnologias das comunicações. 1.4 Efeitos de uma campanha sobre vendas e imagem institucional de uma empresa. 1.5 Concorrência entre anúncio publicitário e outras formas de divulgação da imagem institucional de uma empresa. 1.6 Comunicação organizacional. 1.7 Responsabilidade social corporativa. 1.8 Reputação corporativa. 1.9 Comunicação de crise. 1.10 Gestão estratégica da comunicação organizacional. 1.11 Comunicação interna e comunicação integrada interna-externa. 1.12 Planejamento estratégico. 1.13 Gestão empresarial. 1.14 Marketing. 2 Política, economia, negócios e cultura. 2.1 Realidade socioeconômica
e política brasileira. 2.2 Relações internacionais. 2.3 Desenvolvimento sustentável.

ESPECIALIDADE: ENGENHEIRO FORMAÇÃO: ENGENHARIA CIVIL
1 Planejamento, execução e controle de obras e serviços de engenharia. 2 Elaboração de projetos de instalações prediais. 3 Planejamento orçamentário de obras. 4 Avaliação técnica de imóveis. 5 Estruturas de concreto armado e de aço. 6 Elaboração de relatórios e laudos técnicos. 7 Sustentabilidade nas construções (conceitos e aplicação). 8 Informática básica (OpenOffice, Outlook, Open Project). 9 Normas técnicas, leis e posturas públicas relativas a projetos de engenharia. 10 Gerência de projetos — metodologia PMI. 11 Matemática financeira (análise de viabilidade econômica de projetos). 12 Lei nº 8.666/1993 e suas alterações e Lei do Pregão (Lei nº 10.520/2002 e suas alterações).

ESPECIALIDADE: ENGENHEIRO FORMAÇÃO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
1 Planejamento de pessoal. 2 Controle de pessoal. 3 Tempos, métodos e processos. 4 Planejamento de materiais e equipamentos. 5 Controle de qualidade. 6 Custos. 7 Conhecimento de sistemas de processamento de dados. 8 Supervisão e gerência de produção. 9 Otimização de sistemas e produção. 10 Controle da produção: rendimento, produtividade e efetividade. 11 Arranjo físico: estudos de viabilidade econômica.

ESPECIALIDADE: ENGENHEIRO FORMAÇÃO: ENGENHARIA ELÉTRICA
1 Circuitos elétricos de corrente contínua e corrente alternada. 2 Dispositivos de proteção, seccionamento e comando de circuitos. 3 Sistemas de aterramento e malhas de terra. 4 Materiais elétricos. 5 Instalação de motores. 6 Transformadores. 7 Cálculo e correção de fator de potência. 8 Fator de demanda e fator de carga. 9 Subestações. 10 Distorções harmônicas de corrente e de tensão. 11 Verificação e manutenção de instalações elétricas prediais. 12 Noções de conservação de energia. 13 Planejamento, gerenciamento e controle de projetos (cronogramas físico-financeiros). 14 Processos licitatórios. 15 Avaliação de projetos e desempenho de sistemas. 16 Gerência de projetos — metodologia PMI. 17 Gestão de contratos. 18 Informática básica (redes, Word, Excel, MSProject, Outlook, Microstation e Autocad).

ESPECIALIDADE: ENGENHEIRO FORMAÇÃO: ENGENHARIA ELETRÔNICA
1 Dispositivos e circuitos eletrônicos básicos. 2 Análise de sinais e sistemas lineares. 3 Análise de circuitos elétricos. 4 Amplificadores e fontes de alimentação. 5 Eletromagnetismo. 6 Controle automático de sistemas lineares (realimentação). 7 Lógica digital. 8 Circuitos de interface digital e chaveamento eletrônico. 9 Princípios de Comunicações. 10 Princípios de micro-ondas. 11 Antenas e propagação. 12 Sistemas de comunicações. 13 Arquitetura de computadores. 14 Protocolos de comunicação. 15 Informática básica (OpenOffice, Outlook, Open Project). 16 Princípios de segurança da informação. 17 Noções de teoria de certificação digital. 18 Noções de identificação por radiofrequência (RFID). 19 Matemática financeira (análise de viabilidade econômica de projetos).17 Probabilidade e variáveis aleatórias. 21 Gerência de projetos — Metodologia PMI. 22 Lei nº 8.666/1993 e suas alterações e Lei do Pregão (Lei nº 10.520/2002 e suas alterações).

ESPECIALIDADE: ENGENHEIRO FORMAÇÃO: ENGENHARIA MECÂNICA
1 Elementos de máquinas (tipos e aplicação). 2 Sistemas pneumáticos (elementos e sua aplicação). 3 Equipamentos e sistemas de refrigeração (tipos, aplicação e manutenção e qualidade do ar interno). 4 Elementos de instalações industriais (dispositivos, aplicação e manutenção). 5 Noções de instalações elétricas (dispositivos e aplicação). 6 Conhecimentos de controle de qualidade (CEP e NBR 5426). 7 Automação de processos (elementos e sua aplicação). 8 Manutenção preventiva, corretiva e preditiva (conceitos, aplicação e indicadores). 9 Elevadores e sistemas de Transporte vertical (aplicação e manutenção). 10 Sistemas de detecção e combate a incêndio (dispositivos, aplicação e manutenção). 11 Sistemas de movimentação interna de carga (dispositivos, aplicação e manutenção). 12 Matemática financeira (análise de viabilidade econômica de projetos). 13 Probabilidade e variáveis aleatórias. 14 Gerência de projetos — metodologia PMI. 15 Informática básica (OpenOffice, Outlook, Open Project). 16 Lei nº 8.666/1993 e suas alterações e Lei do Pregão (Lei nº 10.520/2002 e suas alterações).

ESPECIALIDADE: ENGENHEIRO FORMAÇÃO: ENGENHARIA DE REDES
1 Arquitetura TCP/IP e OSI: conceitos e características. 2 Tipos e topologias de redes: redes geograficamente distribuídas; redes locais; comunicação via satélite; topologias ponto a ponto e multiponto. 3 Camada de enlace: camadas e sub-camadas; controles, detecção e correção de erros; CSMA/CD/CA; ethernet; fast ethernet; gigabit ethernet; comutação (switching); spanning tree protocol (IEEE 802.1d); bridges, switches, roteadores e gateways; VLAN (IEEE 802.1Q). 4 Camadas de rede e de transporte: comutação de pacotes; protocolos de roteamento; flooding; distance vector; OSPF, BGP e RIP; port-based network access control (IEEE 802.1x). 5 Camada de aplicação: qualidade de serviço (QoS); disponibilidade para voz, vídeo interativo, videostreaming e dados; serviços integrados; serviços diferenciados; classe de serviço (CoS). 6 MPLS: arquitetura e operação de redes privadas virtuais (VPN) baseadas em MPLS; topologias full-meshed e huband-spoke; técnicas de tunelamento. 7 VoIP e telefonia IP: conceitos e requisitos para a convergência de voz e dados. 8 Redes sem fio: padrão IEEE 802.11 e wireless LAN. 9 Gerência de rede: conceitos, fundamentos e protocolos SNMP v1, v2, v2c e v3. 10 Comunicação de voz: conceitos de telefonia; características de
sistemas PABX.

ESPECIALIDADE: OUTROS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR FORMAÇÃO: ARQUIVOLOGISTA
1 Conceitos fundamentais de arquivologia: Teorias e princípios. 2 Gerenciamento da informação e gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais. 3 Diagnóstico. 4 Arquivos correntes e intermediários. 5 Protocolos. 6 Avaliação de documentos. 7 Tipologias documentais e suportes físicos: teoria e prática 8 Teoria e prática de arranjo em arquivos permanentes: princípios, quadros, propostas de trabalho. 9 Programa descritivo: instrumentos de pesquisas em arquivos permanentes e intermediários, fundamentos teóricos, guias, inventários, repertório. 10 Políticas públicas dos arquivos permanentes: ações culturais e educativas. 11 Legislação arquivística brasileira: leis e fundamentos. 12 Microfilmagem aplicada aos arquivos: políticas, planejamento e técnicas. 13 Gestão de documentos
eletrônicos e digitalização de documentos arquivísticos. 14 Preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos: política, planejamento e técnicas.

ESPECIALIDADE: OUTROS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR FORMAÇÃO: COMÉRCIO EXTERIOR
1 As instituições intervenientes no comércio exterior e no Brasil: o papel dos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, da Fazenda, das Relações Exteriores e do Banco Central e seus respectivos órgãos pertinentes; a Câmara de Comércio Exterior (CAMEX). 1.1 O aparato administrativo de comércio exterior: a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX): estrutura e competências. 1.2 O Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX): importação e exportação. 2 A classificação aduaneira. 2.1 Sistema harmonizado (SH). 2.2 Nomenclatura da Associação Latino- Americana de Integração (NALADI). 2.3 Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM). 3 Termos internacionais de comércio (INCOTERMS). 3.1 Contrato de compra e venda internacional. 3.2 Regulamentação, definições e descrição. 4 Transporte e seguro internacional. 4.1 Transporte intermodal/multimodal. 4.2 Transporte marítimo, aéreo e terrestre. 4.3 Seguro. 5 Importação. 5.1 Requisitos administrativos. 5.2 Licenciamento de importações. 5.3 Despacho aduaneiro. 5.4 Tratamento tributário. 5.4.1 Imposto de importação (II). 5.4.2 Imposto sobre produtos industrializados (IPI) vinculados à importação. 5.4.3 Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de
serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS) vinculados à importação. 5.4.4 Adicional ao frete para renovação da marinha mercante (AFRMM). 6 Pagamentos internacionais. 6.1 Intervenção bancária no mecanismo de pagamento. 6.2 Modalidades de pagamentos: remessa antecipada; remessa sem saque; cobrança; crédito documentário. 7 Câmbio. 7.1 Modalidades. 7.2 Operações prontas e operações futuras. 7.3 Arbitragem. 7.4 Swaps. 7.5 Contratação, prazos e liquidação. 8 Regimes aduaneiros. 8.1 Regimes aduaneiros especiais: conceituação. Admissão temporária; entreposto industrial; depósito aduaneiro na distribuição; exportação temporária; entreposto aduaneiro; drawback. 8.2 Regimes aduaneiros atípicos: conceituação. Área de livre comércio; depósito franco; zona de processamento de exportações; zona franca. 8.3 Zona Franca de Manaus. 8.3.1 Tributação, inclusive na importação de insumos, na compra de insumos no mercado interno e na comercialização de seus produtos. 9 Exportações. 9.1 Procedimentos administrativos: credenciamento do exportador no registro de exportadores e importadores (REI); registro de exportação (RE); registro de crédito (RC); Registro de Venda (RV). 9.2 Exportação em consignação e exportação sem cobertura cambial. 9.3 Tratamento tributário: imposto de exportação. 9.3.1 Desoneração tributária das exportações (IPI, ICMS, PIS/COFINS). 9.4 Incentivos às exportações brasileiras. 9.5 Promoção de exportações: a Agência de Promoção de Exportações (APEX); competências e linhas de ação. 10 Defesa comercial no Brasil. 10.1 O sistema brasileiro de defesa comercial: estrutura e procedimentos. 10.2 Medidas de defesa comercial: direitos antidumping; direitos compensatórios; salvaguardas. 11 Financiamento às exportações. 11.1 Pré-embarque. 11.1.1 Adiantamento sobre contrato de câmbio (ACC). 11.1.2 BNDESEXIM. 11.1.3 Letras de exportação. 11.2 Pós-embarque. 11.2.1 Programa de Financiamento às Exportações (PROEX): modalidades. 11.2.2 Financiamento e equalização de taxas de juros. 11.2.3 Adiantamento sobre cambiais entregues (ACE). 11.2.4 Seguro de crédito às exportações: legislação, cobertura, risco político e extraordinário, risco comercial. 12 Instrumentos básicos de política comercial. 12.1 Tarifas de importação (nominal e efetiva). 12.2 Quotas físicas e tarifárias. 12.3 Instrumentos de incentivo às exportações. 12.4 Instrumentos de promoção comercial. 12.5 Instrumentos e acordos preferenciais.

ESPECIALIDADE: OUTROS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR FORMAÇÃO: DESENHO INDUSTRIAL
1 História da arte e da tecnologia. 2 Teorias da comunicação. 3 Métodos e técnicas de pesquisa. 4 Ergonomia. 5 Meios de representação bidimensional. 6 Meios de representação tridimensional. 7 Metodologia visual. 8 Metodologia de projeto. 9 Desenvolvimento do projeto de programação visual. 10 Desenvolvimento do projeto de produto. 11 Computação gráfica aplicada à programação visual. 12 Computação gráfica aplicada ao projeto do produto. 13 Produção e análise gráfica. 14 Produção e análise da imagem. 15 Materiais e processos gráficos. 16 Materiais industriais. 17 Fabricação. 18 Sistemas mecânicos.

ESPECIALIDADE: OUTROS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR FORMAÇÃO: DESIGNER GRÁFICO
1 Conceitos: design, programação visual e produção gráfica. 2 Tipografia: história e estilos dos tipos; análise formal e combinatória de tipos. 3 Sistemas de composição: mecânicos, fotoquímicos e digitais; cor e tipologia; Legibilidade. 4 Produção gráfica: ilustração em projetos gráficos; técnicas de texturização e renderização; processos de produção gráfica. 5 Técnicas de impressão: características de diferentes técnicas de produção e seus reflexos no projeto e no produto. 6 Suportes para impressão: tintas e sistemas de impressão – monocromia, bicromia, tricomia; seleção de cores; preparação e fechamento de arquivos para impressão. 7 Projeto gráfico: identidade visual, identidade visual corporativa, estratégias de criação de identidade visual corporativa; aplicações. 8 Design digital e multimídia: relação entre produção gráfica e produção digital; interfaces. 9 Webdesign: princípios de navegação e usabilidade; programação visual. 10 Conteúdo multimídia: integração de conteúdos em diferentes suportes e linguagens em ambiente digital; publicação de conteúdos em CD-ROM e DVD. 11 Editoração: estrutura e funcionamento de editoras e gráficas. 12 Etapas e processo de publicação de documentos: preparação de originais e orçamento; criação e editoração gráfica em softwares como Illustrator, Photoshop, InDesign, Corel Draw, 3D Studio Max, Blender, Flash, Fireworks, Suite BrOffice e portable document format (PDF), nas plataformas Windows (XP) e Macintosh(Mac OS X).

ESPECIALIDADE: OUTROS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR FORMAÇÃO: HISTÓRIA
1 Conceitos de patrimônio histórico e patrimônio cultural. 2 A preservação do patrimônio cultural no Brasil: políticas e legislação. 3 A problemática das fontes e a investigação histórica. 4 A produção historiográfica acerca da preservação do patrimônio cultural: conceitos (história e memória social, lugares de memória, cultura e identidade, diversidade cultural, tradição e modernidade). 5 Arquivos, memória e patrimônio cultural. 6 Instituições de custódia de acervos: tipologias e funções. 7 Metodologia da história. 8 História e imagem. 9 Historiografia nos séculos XIX e XX. 10 Os campos de investigação da história: história cultural, econômica, social, política e mentalidades. 11 A história e o diálogo com as ciências sociais. 12 Culturas e sociedade no Brasil colonial, monárquico e republicano. 13 Culturas e sociedade na Europa moderna e contemporânea.

ESPECIALIDADE: OUTROS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR FORMAÇÃO: LETRAS
1 Discurso falado/escrito institucional. 2 Compreensão e interpretação de textos em língua portuguesa e inglesa. 3 Características de textualidade. 4 Modos de organização discursiva. 5 Funções da linguagem. 6 Flexões e emprego das diversas classes de palavras. 7 Problemas de escritura de textos. 8 Organização da frase: ordem direta e inversa. 9 Os tipos e gêneros textuais. 10 Variação linguística. 11 Reescritura de frases. 12 Estrutura e formação de palavras. 13 Linguagem figurada. 14 Norma culta: concordância, regência e colocação. 15 Tipos de discurso. 16 Vozes verbais. 17 Adequação vocabular. 18 Organização sintática da frase e do período. 19 Textos em imagens.

Resumo do concurso Correios

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