A marca brasileira Serpui, conhecida por suas bolsas e clutches com formas e bordados únicos, conquistou espaço no cenário da moda nacional e internacional. Criada pela designer Serpui Marie, a marca carrega em seu DNA a brasilidade, expressa por meio do uso de matérias-primas naturais e técnicas artesanais.
Vem conhecer!
Nascida no Brasil e filha de pais armênios, Serpui Marie teve uma infância rica em experiências culturais, viajando pelo mundo com a família. As lembranças da paixão da mãe por bolsas e acessórios, pedras brasileiras, bolsas de palha feitas à mão e flores exóticas que decoravam a casa foram influências marcantes para o desenvolvimento de seu estilo único.
As criações de Serpui ganharam o mundo, conquistando mercados como Estados Unidos, Europa e Ásia. Grandes nomes do varejo internacional comercializam itens da marca, que acaba de ter uma peça como parte do figurino da série Emily em Paris: uma bolsa de vime e cristais usada pela personagem Mindy, na quarta temporada da produção.
As bolsas são reconhecidas pela originalidade e personalidade nos designs, que exploram desenhos de frutas, animais e objetos do cotidiano. A marca utiliza materiais sofisticados como madrepérola, cristais e bordados feitos à mão.
A cada temporada, Serpui apresenta uma paleta de cores atualizada e acabamentos trabalhados nos detalhes. Palha e vime são alguns dos materiais mais utilizados pela empresa, que também incorpora plumas e cristais em suas criações.
Serpui, sustentabilidade e brasilidade
A cadeia produtiva da Serpui se baseia na sustentabilidade, por meio da utilização de processos responsáveis. O tingimento das bolsas, por exemplo, é feito com frutas e sementes, ao invés de corantes químicos. A marca se destaca por valorizar a mão de obra artesanal e o uso de materiais naturais, contribuindo para a economia circular.
A coleção Bahia é um exemplo da brasilidade presente nas criações da Serpui. A linha foi inspirada na energia vibrante do estado, com bolsas adornadas com búzios, conchas, pérolas, cristais e bordados que retratam cenas do Pelourinho e a flora local. A cartela de cores da coleção evoca o nascer do sol e o azul do mar baiano.
A Serpui também se destaca por seu compromisso com causas sociais. Parte do valor arrecadado com a venda de bolsas inspiradas na fauna brasileira, como araras, elefantes e zebras, é doado para uma ONG que atua na conservação do Pantanal.
Tendo como ponto de partida as influências familiares e a paixão por bolsas, Serpui Marie transformou sua história em uma marca de sucesso, promovendo o artesanato brasileiro em nível internacional. Com um nome cada vez mais admirado dentro e fora do Brasil, seus designs já são inconfundíveis para quem está por dentro do mundo da moda.