O Republicanos de Tarauacá, município do interior do Acre na região entre Envira e Juruá, que tem população estimada em 43.467 habitantes, a terceira maior população do Estado, fez seu primeiro ato de campanha com visas às próximas eleições, já em comitê próprio. A inauguração deu-se numa festa na noite de domingo (18).
Na oportunidade, o Partido apresentou formalmente a coligação “Vamos Juntos Por Tarauacá” com o PSD e a formalização da chapa que terá o empresário Zé Filho na cabeça, representando o Republicanos como candidato a prefeito, e a irmão do ex-prefeito Vando, Teca Torquato, como candidata a vice e representando o PSD na chapa. A coligação inclui ainda o União Brasil e o Solidariedade. Na disputa em Tarauacá envolvendo outros partidos, foram registrados 121 candidatos a vereadores, dos quais, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), pelo menos 50 deles apoaiam a chapa Ze Filho e Teca Torquato.
Com a desistência de Teca Torquato de ser candidata a prefeita para se juntar a Zé Filho, as quatro candidaturas à Prefeitura, foram reduzidas a três – além de Zé Filho, são candidatos o ex-prefeito Rodrigo Damasceno, numa coligação entre PP e PSDB, atual prefeita, Neia Sérgio, que representa o PDT e outros partidos com viés de esquerda. Mesmo assim, em varias manifestações, a prefeita diz que seu mentor na política é Jesus Cristo.
Na inauguração do comitê, ainda que respeite as convicções religiosas da prefeita e de todas as pessoas independente de credos, o candidato Zé Filho criticou a prefeita por usar o nome de Deus numa disputa eleitoral. O empresário que busca ser prefeito acha que Neia Sérgio usa o nome de Cristo em vão e no debate eleitoral para esconder-se atrás da religião e não revelar as razões pelas quais faz uma das administrações mais desastradas do interior do Acre e, mesmo assim, quer mais um mandato.
Em relação ao ex-prefeito e médico Rodrigo Damasceno, Zé Filho disse que, assim como Neia Sérgio, o candidato representa uma elite que em Tarauacá se reveza no coando da cidade há pelo menos 12 anos, sem apresentar soluções para os graves problemas que as populações urbana e rural enfrentam.
Ze Filho falou ainda da receptividade que vem obtendo desde que anunciou que deixaria as atividades de empresário pela gestão pública. “Não quero ser um político de carreira. Quero conquistar apenas este mandato, fazer uma administração extraordinária e deixar um legado mostrando como é que se administra”, disse o candidato, ao revelar que, na Prefeitura, vai buscar meios de fazer uam gestão de excelência da mesma forma como geriu suas empresas e as tornou forças vivas na economia regional.
Empresário do setor do agronegócio, Zé Filho vem de uma família humilde e, mesmo assim, conseguiu sucesso empresarial a ponto de tornar uma política do Vale do Juruá, cujo surgimento desafia as estruturas dos políticos e das famílias tradicionais de Tarauacá. Nascido e criado na região, Zé Filho traz consigo não apenas o legado de uma família humilde de Tarauacá, mas também uma visão empreendedora e inovadora para impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade. Sua candidatura à prefeitura representa uma ruptura com a chamada “velha política”, uma vez que promete um novo horizonte para os cidadãos.
Zé Filho se compromete a trabalhar incansavelmente para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Sua campanha, além de focar na infraestrutura, dará prioridade à saúde, educação, e segurança pública, garantindo que Tarauacá seja um lugar melhor para viver.
A inauguração do comitê também contou com a presença do ex-prefeito de Tarauacá, Vando Torquato e entre outras lideranças políticas. Zé Filho reforça que, para ser um líder eficaz, é fundamental ter empatia e coragem para enfrentar desafios, além de capacidade de construir alianças sólidas.
“É com diálogo, honestidade, e compromisso que vamos transformar Tarauacá. Juntos, com determinação e respeito ao nosso povo, vamos construir uma cidade próspera e justa para todos”, afirmou o candidato, destacando a importância de uma liderança que realmente faça a diferença.