Após quase quatro horas de apagão, o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido no Acre e em Rondônia, no início da noite desta quinta-feira (22/8).
O apagão começou às 14h50 (horário do Acre) e a normalização do serviço foi confirmada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que informou o retorno completo da energia às 18h40 (20h40 no horário de Brasília).
No Acre, a falha afetou cerca de 217 mil consumidores, segundo a concessionária Energisa. Em Rondônia, aproximadamente 500 mil pessoas ficaram sem luz, incluindo toda a capital, Porto Velho. Além disso, a cidade de Rondolândia, no Mato Grosso, também foi impactada pelo apagão.
Saiba mais: Apagão! Problema nacional suspende distribuição de energia no Acre; Energisa emite nota
A Energisa atribuiu a falha a um evento externo no Sistema Interligado Nacional (SIN). No entanto, o ONS declarou que as causas ainda estão sendo apuradas e serão detalhadas em um relatório futuro.
O órgão mencionou preliminarmente que o incidente envolveu uma perda no sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira e no sistema de transmissão em 230 kV que conecta Acre e Rondônia ao SIN.
Apagão afetou serviços públicos
Consequências do apagão foram registradas em diversas localidades. Em Rio Branco, duas funcionárias da prefeitura ficaram presas em um elevador e precisaram ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros.
Saiba mais: Apagão deixa servidoras presas dentro de elevador do prédio da Prefeitura; VEJA VÍDEO
A falta de energia também afetou o funcionamento da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) e levou ao cancelamento de aulas em escolas, faculdades e um centro universitário na capital.
No Serviço de Atendimento Médico Especial (Same) de Rio Branco, houve uma reorganização para garantir o atendimento aos pacientes. Segundo a coordenadora Átila Marinheiro, o sistema foi rapidamente restabelecido, e todos os pacientes foram atendidos, incluindo aqueles que não conseguiram pegar senha antes da queda de energia.
O apagão foi restrito aos estados do Acre e Rondônia, sem relatos de interrupções em outras regiões onde a Energisa opera, como São Paulo, Paraíba e Minas Gerais. O ONS deve divulgar um relatório detalhado sobre as causas do incidente em breve.
Nota da ONS
Restabelecimento integral foi concluído às 20h40 (horário de Brasília)
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que às 20h40 foi concluída a recomposição total da carga no Acre e Rondônia. Às 16h47, desta quinta-feira, 22/8, houve interrupção da carga que atende a região Norte, resultando no desligamento de 984 MW*. A ocorrência afetou os estados do Acre (187 MW) e Rondônia (797 MW)*.
Assim que identificou a situação, o Operador iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. A recuperação do serviço foi sendo concluída por fases e comunicada à sociedade no site do Operador. Às 19h31, 691 MW haviam sido reestabelecidos, o equivalente a 70% do montante interrompido com a ocorrência. Às 20h36, 900 MW (92%).
Na ocorrência, houve o desligamento automático do Complexo de geração e transmissão CC do Madeira e a desconexão do Sistema Elétrico do Acre/Rondônia do SIN, provocando o desligamento das cargas do estado do Acre e Rondônia.
As causas ainda estão sendo apuradas junto aos agentes e serão divulgadas em relatório a ser emitido pelo ONS, posteriormente.