São Paulo — Um suposto caso de roubo apresentado para policiais civis da central de flagrantes do 42º DP (Parque São Luca), no fim da madrugada desta quarta-feira (21/8), na zona leste paulistana, teve uma reviravolta após imagens de câmeras de monitoramento serem verificadas por investigadores.
As imagens (assista abaixo) ajudaram para que a vítima do caso, o homem em situação de rua Everton Santos da Costa, de 36 anos, fosse inocentado e o declarante do suposto crime preso em flagrante por tentativa de homicídio.
A primeira versão relatada à Polícia Civil, pelo entregador de itens de supermercado Jorge Fernando dos Santos, 42, foi a de que um homem em situação de rua havia participado do roubo da bolsa de uma mulher, por volta das 5h30.
Nesse momento, Everton era atendido no hospital da Vila Alpina, esfaqueado nas costas, cotovelo esquerdo e pulso direito. Ele não corre risco de morrer.
Fuga após roubo
As imagens mostram Everton caminhando pela Rua Antunes Maciel, na Mooca, zona leste, acompanhado de seu cão caramelo.
Ele é interpelado por outro homem, com o qual conversa brevemente. Ambos seguem cada qual para um lado, após o rápido bate papo.
Segundos depois, o homem que abordou Everton aparece correndo, perseguido por entregadores. O rapaz consegue fugir, levando a bolsa roubada da mulher, cuja identidade não foi informada.
Três entregadores agridem o homem em situação de rua, entre eles Jorge Fernando. Ele insiste com a violência, sozinho, dando chutes em Everton. A vítima tenta se defender, ajudada pelo cão.
Vídeo
A vítima e o entregador se distanciam um pouco e Jorge caminha até a boleia do caminhão de entregas, onde pega uma faca e parte para cima da vítima, que corre.
O homem em situação de rua tenta se defender e é esfaqueado, inclusive quando está caído no chão. Após alguns instantes de aparente desespero, o morador de rua consegue segurar a mão do agressor, que acaba, por fim, jogando a faca para longe.
Everton, então, caminha ensanguentado para longe de Jorge.
Com base nesse registro, o plantão do 42º DP constatou que Everton foi a vítima do entregador, preso em flagrante por tentativa de homicídio.
“Se os policiais não vão atrás das imagens, um inocente iria para a cadeia”, afirmou um policial que acompanha o caso.
Na delegacia, o preso disse que atacou a vítima “para se defender”. A defesa dele não foi localizada. O espaço segue aberto.