GTA é uma das franquias mais icônicas e influentes da história dos videogames — e ponto. Desde a sua estreia no PS1 em 1997, a série tem levado os jogadores a mundos abertos vibrantes que ajudaram a popularizar a saga ao longo dos seus quase 30 anos. Esse universo se estende por várias décadas e traz histórias que se entrelaçam de alguma forma, formando uma épica linha do tempo.
Entender toda a linha temporal de GTA e onde cada um deles se encaixa na cronologia é um ótimo jeito de apreciar o trabalho da Rockstar, que certamente inova a cada jogo que lança — apesar da frequência ter diminuído bastante nos últimos anos.
Cada título da franquia oferece uma visão única de diferentes períodos históricos, o que consequentemente reflete mudanças sociais, culturais e tecnológicas da época em que cada um deles se passa.
A seguir, confira a cronologia completa da franquia Grand Theft Auto e se prepare para o lançamento de GTA 6, que acontece em 2025!
Franquia GTA é dividida em três universos: 2D, 3D e HD
Antes de mais nada, é importante ressaltar que existem três fases da franquia GTA nos videogames: o universo 2D, o universo 3D e o universo HD. Tudo começa com os dois primeiros títulos lançados para PS1 e suas expansões, enquanto o segundo engloba GTA 3, GTA Vice City e GTA San Andreas (assim como os spin-offs Liberty City Stories e Vice City Stories).
Por fim, o universo HD conta com GTA 4 e suas duas expansões, Lost and Damned e Ballad of Gay Tony, assim como GTA 5 e GTA Online. Ainda não ficou claro onde GTA 6 estará nessa equação — será que vem um universo novo por aí? Quem sabe um QHD?
Ordem cronológica da franquia GTA
Quer conhecer toda a linha temporal em ordem cronológica da franquia GTA? O Voxel preparou um especial completaço para mostrar como os jogos da série se encaixam cronologicamente, desde os primeiros dias de crime nas ruas de Londres até os grandiosos assaltos à banco em Los Santos. Confira a seguir!
GTA: London 1961 (1961)
Enquanto a franquia GTA é conhecida pelos jogos que se passam nos Estados Unidos, os primórdios da série vem lá do Reino Unido. E toda a cronologia da franquia começa com GTA: London 1961, que é a segunda expansão do primeiro game da franquia, mas o primeiro conteúdo de toda a linha cronológica da saga. O game é ambientado em Londres, Reino Unido, em 1961, oito anos antes dos eventos de GTA London 1969 (a primeira expansão).
GTA: London 1969 (1969)
GTA: London 1969 foi a primeira expansão da franquia GTA e também levava os jogadores para Londres. Embora a história não seja o grande foco dos DLCs mais antigos da série, London 1969 introduz alguns personagens que mais tarde aparecem no pacote de missões de London 1961.
GTA: Vice City Stories (1984)
Aqui, já começamos a entrar nos games que são mais conhecidos pelo público que ama a franquia. GTA Vice City Stories, do PlayStation 2, é ambientado em 1984 e traz a história de Victor Vance, irmão de Lance Vance (de GTA Vice City), enquanto ele tenta estabelecer seu império do crime na cidade. O game introduz os jogadores a uma Vice City em seus primórdios, com uma história cheia de traições e ascensão ao poder.
GTA Vice City (1986)
A história continua em 1986, com GTA Vice City. O icônico game da Rockstar coloca os jogadores na pele de Tommy Vercetti, um ex-presidiário que busca vingança e poder após seu negócio de drogas dar errado. No auge da vida noturna, a Vice City do jogo é uma vibrante e perigosa cidade inspirada na Miami de 1980, com uma trama repleta de traições, violência e construção de impérios mafiosos.
GTA San Andreas (1992)
Este certamente dispensa apresentações. GTA San Andreas se passa em 1992 e segue a história de Carl “CJ” Johnson, que retorna a Los Santos após a morte de sua mãe. CJ é rapidamente arrastado de volta ao mundo do crime, enquanto tenta trazer sua gangue de volta aos dias de glória na Grove Street.
O jogo se destaca pela sua vasta área explorável, que abrange três cidades: Los Santos, San Fierro e Las Venturas. Já a história se desenvolve mostrando, principalmente, a guerra de gangues que toma a cidade principal, além de mostrar o cenário de corridas em San Fierro e as máfias e cassinos de Las Venturas, o que garante referências a outros jogos da série.
GTA (1997)
Sendo o primeiro game do universo 2D, GTA traz oito protagonistas diferentes, embora não seja possível alternar entre eles, como em GTA 5. O game também é ambientado nas três principais regiões da série: Liberty City, San Andreas e Vice City — além de incluir uma parte no estado de New Guernsey, que é vizinho de Liberty City.
GTA Liberty City Stories (1998)
Ambientado em 1998, em GTA Liberty City Stories os jogadores assumem o papel de Toni Cipriani, um capanga da máfia que retorna a Liberty City após se esconder por um tempo. O jogo explora a luta de Toni para reconquistar sua posição na organização criminosa de Salvatore Leone, onde precisa enfrentar rivais e traidores.
GTA 2 (1999 ou 2013)
GTA 2 é o único game da saga que não deixa claro ao jogador em que ano é ambientado. Claro, existem muitas teorias sugerindo que a linha temporal pode ser 1999 ou 2013 — embora muitos considerem a primeira opção como a mais provável. Em todo o caso, o protagonista do game é Claude Speed, que deve desbravar uma metrópole chamada Anywhere City.
GTA Advance (2000)
Lançado no icônico Game Boy Advance, GTA Advance se passa em 2000, um ano antes dos eventos de GTA 3. O jogo segue Mike, um criminoso de Liberty City que busca vingar a morte de seu parceiro Vinnie. Embora seja um dos menos conhecidos da franquia, Advance oferece uma visão diferente da cidade e dos eventos que antecedem o terceiro jogo, além de ser uma das entradas mais famosas da franquia para dispositivos portáteis.
GTA 3 (2001)
Responsável por uma das mudanças mais impactantes em toda a franquia, GTA 3 foi o primeiro game do universo 3D e colocou muita ênfase na narrativa. Aqui, os jogadores controlam o “protagonista silencioso” Claude, que sempre ganhou a vida sendo um exímio piloto de carros e atirador. Expandindo o universo da franquia, o jogo se passa no ano de 2001, o mesmo ano de seu lançamento inicial.
GTA 4 (2008)
Sendo o primeiro game do universo HD, GTA 4 é ambientado em 2008 e segue a história de Niko Bellic, um imigrante da Europa Oriental que chega a Liberty City em busca do famoso “sonho americano”. A trama se desenrola à medida que Niko é puxado para o submundo do crime e tenta lidar com seu passado enquanto busca vingança e uma nova vida.
GTA Lost and Damned (2008)
Lost and Damned é o primeiro DLC de GTA 4 e também é ambientado em 2008. O DLC segue a história de Johnny Klebitz, um membro da gangue de motociclistas The Lost. A história se entrelaça com a trama principal do quarto game e oferece uma nova perspectiva sobre os acontecimentos em Liberty City.
GTA The Ballad of Gay Tony (2008)
Sendo o segundo DLC de GTA 4, The Ballad of Gay Tony também ocorre em 2008. Desta vez, os jogadores assumem o papel de Luis Fernando Lopez, um guarda-costas do empresário Tony Prince. A expansão oferece uma narrativa repleta de luxo, discotecas e intrigas no submundo de Liberty City.
GTA Chinatown Wars (2009)
Também ambientado em Liberty City, GTA Chinatown Wars se passa em 2009 e coloca os jogadores na pele de Huang Lee, filho de um mafioso asiático que tenta recuperar um item valioso da sua família. O game não é tão envolvente quanto os da série principal, mas certamente é bem legal de jogar.
GTA 5 (2013)
Lançado em 2013, GTA 5 é ambientado no mesmo ano e segue a história de três protagonistas diferentes que podem ser trocados a qualquer momento: Michael De Santa, um ex-ladrão de bancos, Franklin Clinton, um aspirante a criminoso, e Trevor Philips, um psicopata imprevisível. Situado em Los Santos e suas áreas ao entorno, o jogo explora as vidas interligadas dos três personagens enquanto eles realizam os assaltos mais doidos da franquia.
GTA Online (2013 / presente)
Por fim, temos GTA Online, que é o multiplayer de GTA 5 e oferece uma experiência em constante evolução que permite aos jogadores criarem seus próprios personagens para participar de uma variedade de missões distintas espalhadas por Los Santos.
O game segue recebendo atualizações até hoje e seu futuro após a chegada de GTA 6 ainda é incerto. No entanto, considerando modificações como GTA RP, é de se esperar que o jogo permaneça vivo, atualizado e 100% contemporâneo por muito tempo.