O jovem Lucas Vinicius Amaral Lyra, de 24 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (16), após complicações do acidente de trânsito que ele foi vítima no dia 27 de julho de 2024, quando o pneu traseiro da moto estourou, ocasionando uma queda na BR-317, no km 17, em Brasiléia.
Lucas, que já enfrentava um quadro de aneurisma cerebral e utilizava uma válvula para gerenciar a condição, acabou batendo a cabeça exatamente na região onde o dispositivo estava implantado. O impacto causou seu desmaio imediato. Socorrido prontamente por populares, ele foi encaminhado ao Hospital Regional do Alto Acre.
Após avaliação médica, constatou-se que Lucas havia entrado em estado de coma e apresentava sinais de hemorragia, juntamente com diversas escoriações pelo corpo. Dada a gravidade da situação, foi imprescindível transferi-lo de helicóptero para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Rio Branco. O transporte aéreo foi realizado com sucesso pelo helicóptero da segurança pública estadual, garantindo uma rápida e segura transferência.
Apesar dos esforços da equipe médica, Lucas desenvolveu um endema cerebral e sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) subsequente e essas complicações severas agravaram ainda mais sua condição e não resistiu. Lucas Vinicius Amaral Lyra era estudante do último ano de medicina em uma universidade privada em Cobija, na Bolívia.