Mailza recebe secretário nacional dos Direitos da Criança e Adolescente e pede apoio

O espaço vai reunir, em um único local, todos os serviços necessários para atender crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências

Como parte da política de proteção à primeira infância do governo do Acre, a vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, recebeu o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Cláudio Augusto Vieira.

Parcerias buscam fortalecer a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Foto: Marcos Vicentti/Secom

No encontro, que aconteceu nesta quinta-feira, 1º, no Palácio Rio Branco, e reuniu representantes de instituições de proteção à criança e ao adolescente, Mailza pediu apoio do governo federal para criação do primeiro Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violências no Acre e informou que já existe uma pactuação entre os poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e sociedade civil. 

Encontro reuniu representantes de instituições de proteção às crianças e adolescentes do Acre. Foto: Marcos Vicente/Secom

O espaço vai reunir, em um único local, todos os serviços necessários para atender crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências.

Mailza destacou que o Acre prioriza as crianças em suas políticas públicas, e essas parcerias resultam em ações positivas e produtivas. “Ninguém quer que uma criança sofra violência. Temos que prevenir, combater e até caçar esses criminosos. Mas, infelizmente, ainda existe essa realidade nefasta no Brasil, e o Acre vai ser referência e se tornar um local especializado para proteger nossas crianças”, afirmou.

Mailza explicou ao secretário nacional a necessidade de criação do centro integrado no estado. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Pedimos ao secretário apoio nessa iniciativa que temos aqui no estado e ele se mostrou sensibilizado. Também já conversamos com nossos parlamentares, que se comprometeram com essa demanda. Unidos, juntamos forças para proteger à primeira infância e nossos adolescentes”, acrescentou Mailza.

Claudio Augusto Vieira veio ao Acre para o 3° Seminário Integrado dos Operadores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente em comemoração aos 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), realizado nos dias 30 e 31 de julho, na capital acreana.

Secretário Nacional foi recebido pela vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Momento muito importante quando nós tratamos de duas ações principais, a Escola de Conselhos, que já está funcionando, e o Acre foi um dos 10 primeiros estados do Brasil a aderir; e a segunda é a construção do Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes que sofrem violência. Levarei a proposta ao ministro Silvio Almeida. Esse é o começo de uma parceria muito importante entre o governo do Estado, Conselho Estadual da Criança e Adolescente, universidades e governo federal”, disse Vieira.

Centro Integrado coloca todos os serviços de apoio à criança vítima de violência no mesmo espaço. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Participaram da reunião o procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre, Francisco Maia; do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/AC) estavam a presidente Sarah Farhat, e o vice-presidente, João Lima, e a diretora de Direitos Humanos da SEASDH, Joelma Pontes.

PUBLICIDADE