Matrix completa 25 anos e se consolida como um fenômeno pop

Filme lançado em 1999, chega aos 25 anos como umas das principais referências da ficção científica na cultura pop

Poucas produções culturais conseguem chegar ao posto de fenômeno. Após 25 anos, é possível dizer que Matrix, longa das irmãs Wachowski lançado em 1999, chegou a esse patamar. Para além do cinema, a produção se inseriu na socieade, em campos variados, que vão da filosofia ao estilo urbano.

Caio/Arte/Metrópoles

Em 2024, Matrix comemora 1/4 de século e segue sendo um elemento importante no cinema, como na inserção da tecnologia bullet time, quanto na sociedade, colocando discussões sobre a relação entre humanos e tecnologia.

“Um dos pontos mais interessantes de Matrix continua sendo a forma como o filme retrata a relação do homem com a tecnologia. Influenciado por todos os ansieios duvidas que a virada do milênio trazia, o longa é um oráculo da nossa relação com a tecnologia”, pondera Fabiana Lima, crítica de cinema.

Escritor de ficção científica, com foco em afrofuturismo, Alê Santos coloca a perspectiva de “previsão” do futuro do filme como uma de suas forças. Vale lembrar que Matrix gerou outros três capítulos em 2003, 2003 e 2021.

“A sociedade tava passando por várias transformações, a internet se transformando em uma coisa cada vez mais forte. Então, Matrix foi quase uma previsão do futuro”, pondera.

Matrix é queer?

Entre 2012 e 2016, as Lana e Lilly Wachowski fizeram a transição de gênero. Após esse fato, a trama de Matrix passou a ganhar uma leitura queer, que reascendeu o interesse pelo longa.

“No centro de Matrix está a ideia de subversão da realidade, de questionar o mundo em que vivemos e que nos é imposto, essa premissa ressoou com a comunidade queer, que muitas vezes sente que vive um realidade que não reflete quem realmente são”, avalia a streamer Bryanna Nasck.

“Para as pessoas queer, principalmente pessoas trans como eu, Matrix pode ser visto como uma metáfora da jornada de transformação do seu verdadeiro eu”, conclui.

PUBLICIDADE