Milton Nascimento e Esperanza Spalding: saiba tudo sobre show que o NPR lançou nesta quarta

Cantor brasileiro e cantora/contrabaixista americana mostraram músicas de seu disco em dupla, que sai na sexta, em apresentação gravada no Rio com Guinga e Maria Gadú

Projeto de shows intimistas, realizados pela NPR (rádio pública dos Estados Unidos) em sua sede, o Tiny Desk já teve edições com artistas que vão do cantor Cat Stevens/Yusuf Islam ao rapper Tyler, The Creator.

De vez em quando, eles abrem uma exceção, viajando até o artista para gravar o show em sua casa. E esta foi aberta para Milton Nascimento, em apresentação divulgada hoje, no site do NPR, no qual ele mostrou músicas de “Milton + Esperanza”, álbum que ele gravou com a cantora e contrabaixista americana Esperanza Spalding, e que sai esta sexta-feira.

A baixista, cantora e compositora americana Esperanza Spalding, com Milton Nascimento — Foto: Leo Martins

“Quase nunca postamos mais os shows caseiros do Tiny Desk. Mas ter o glorioso ícone musical brasileiro Milton Nascimento com sua talentosa amiga e colaboradora, Esperanza Spalding, sendo uma exceção é talvez a oportunidade de uma vida. Milton tem 81 anos agora e tem dificuldade em viajar para fora do Brasil”, escreveu na apresentação a jornalista e produtora executiva do NPR Suraya Mohamed.

Este, que é anunciado como o único show que Esperanza e Milton fariam do disco foi gravado há três semanas, na casa de Milton no Joá, Rio de Janeiro — na mesma ocasião, os dois falaram ao GLOBO sobre “Milton + Esperanza”. Com a participação de alguns convidados – o violonista Guinga e a cantora Maria Gadú — e músicos com os quais gravaram o álbum, eles tocaram seis músicas do lançamanto.

O câmera Lucas Alegretto, que foi convidado pela gravadora Universal Music para filmar os bastidores do Tiny Desk dá uma ideia do clima do show intimista, gravado numa sala do andar de baixo da casa de Milton, em meio a um ambiente decorado com estantes de LPs e alguns dos Grammys que o brasileiro ganhou:

— Quando a gente chegou lá, eles já tinham os instrumentos montados para ensaiar, a Esperanza estava dirigindo todo o ensaio, fazendo os ajustes finos. Era um lugar muito aconchegante e todos eles se divertiram. E se emocionaram ao gravar com o Milton.

Apresentação começa com “Cais”, célebre parceria de Milton e Ronaldo Bastos.

— Lindo! — deixa escapar Esperanza (nos vocais, em perfeito português, e contrabaixo), ao fim do número. — É um prazer, uma honra estar nesse NPR Tiny Desk com o épico, intergaláctico Milton Nascimento!

Cena do Tiny Desk Concert com Milton Nascimento e o violonista Guinga — Foto: Reprodução

Cena do Tiny Desk Concert com Milton Nascimento e o violonista Guinga — Foto: Reprodução

Seguem-se “Outubro” (de Milton e Fernando Brant) e “Saci”, canção que Guinga compôs há 54 anos, pensando em Milton, e na qual o parceiro Paulo César Pinheiro pôs os versos “quem vem vindo ali / é um preto retinto e anda nu / boné cobrindo o pixaim / e pitando um cachimbo de bambu”. Com Guinga ao violão, incorporado à banda, o cantor se diverte, fazendo barulhos de bichos

Maria Gadú entra em cena para “Saudade dos aviões da Panair (conversando no bar)”, que acaba com todos batendo palmas animadamente. E fica para a última, “When you dream (do saxofonista Wayne Shorter, amigo de Milton e guru de Esperanza). No acompanhamento, estão Leo Genovese (piano e sintetizadores), Shabaka Hutchings (flauta), Dedê Silva (bateria), Ronaldo Silva (percussão), Filipe Coimbra (guitarra) e Lula Galvão (violão).

PUBLICIDADE