Desde janeiro, os dados do Departamento Integrado de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mostram uma queda constante nos roubos de veículos no Acre, comparado ao mesmo período de 2023. As informações são da Agência de Notícias do Acre.
“Investimos no fortalecimento das ações, assim como em equipamentos com alta tecnologia, para ter ainda mais efetividade nas ações. Ampliamos o uso das câmeras de monitoramento eletrônico instaladas em pontos estratégicos da cidade”, avaliou o secretário.
Este ano, foram registrados 41 roubos em janeiro, 33 em fevereiro, 64 em março, 33 em abril, 30 em maio, 34 em junho e 26 em julho, totalizando 261 veículos roubados. Em julho, houve uma redução de 35% nos roubos em relação ao ano passado.
O coronel José Américo Gaia, titular da Sejusp, atribui essa redução ao trabalho integrado das forças de segurança do Acre, que têm atuado constantemente para diminuir a criminalidade no estado. Ele destacou o fortalecimento das ações de segurança e o investimento em novas tecnologias como fatores-chave para essa queda.
Em 2023, os números de roubos nos mesmos meses foram mais altos, com 57 em janeiro, 53 em fevereiro, 67 em março, 66 em abril e maio, 43 em junho e 40 em julho. Isso representa uma redução de 33% no total de roubos de veículos entre janeiro e julho deste ano.
Os furtos de veículos também diminuíram, com quedas de 23% em janeiro, 4% em fevereiro, 23% em março e 12% em julho, em comparação com o mesmo período do ano passado.