Um sinal da doença de Alzheimer que aparece por volta dos 40 anos pode ser a “chave” para um diagnóstico precoce da doença. Pesquisadores descobriram que indício aparece até 25 anos antes de outros sintomas mais severos da doença.
O estudo feito pelos pesquisadores da UCL (University College of London), que utilizou capacetes de realidade virtual em seus testes, revelou que pessoas que receberam os piores resultados nos testes de habilidades de orientação tinham uma maior chance de adquirir demência no futuro.
Portanto, os cientistas apontaram como um dos primeiros sintomas de Alzheimer, a dificuldade de se situar e se orientar em um espaço, assim como localizar outra pessoa ou objeto neste espaço.
“Saber disso ajudará, esperamos, as pessoas a obterem um diagnóstico mais oportuno e preciso”, disse Coco Newton, autora do estudo, do Dra. Coco Newton.
Quais outros sintomas do Alzheimer?
De acordo com o Ministério da Saúde, o Alzheimer engloba vários estágios, podendo aparecer de formas diferentes em cada pessoa. A doença vai se agravando com o passar do tempo. A partir do diagnóstico, a expectativa de vida de um indivíduo oscila entre 8 e 10 anos.
Confira os sintomas mais comuns:
- Falta de memória para acontecimentos recentes;
- Repetição da mesma pergunta várias vezes;
- Dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos;
- Incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas;
- Dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos;
- Dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais;
- Irritabilidade, suspeição injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.