Produtor rural denuncia prejuízos após problemas com trator; caso está na justiça

Alexandre acusa os técnicos da empresa de terem danificado o trator durante a instalação

O produtor rural Alexandre Carvalho, do Acre, está enfrentando sérios problemas após a aquisição de um trator novo. O equipamento, adquirido há menos de um ano por meio de um programa de financiamento, começou a apresentar defeitos após a instalação de um kit opcional. Ele entrou em contato com o ContilNet para denunciar o transtorno nesta segunda (12).

Trator causou transtornos na vida do produtor rural/Foto: Reprodução

Alexandre acusa os técnicos da empresa de terem danificado o trator durante a instalação, enquanto a empresa nega qualquer responsabilidade e classifica a denúncia como criminosa.

Alexandre Carvalho relata que a compra do trator incluiu diversos opcionais, entre eles, um kit super redutor que adicionaria quatro marchas mais lentas ao veículo. 

“Compramos um trator com vários opcionais. Um desses opcionais era para ser montado dentro da caixa de marcha, um kit super redutor,” explica Alexandre. No entanto, o trator foi entregue sem o kit instalado, o que, segundo ele, já foi um erro, pois o equipamento deveria ter sido entregue completo.

Após cerca de 150 horas de uso, as peças do kit finalmente chegaram e foram montadas na propriedade de Alexandre, localizada em Mâncio Lima. 

“Quando as peças chegaram, elas foram montadas na propriedade. No entanto, a peça foi pedida errada, era para um trator 9 por 3, enquanto o trator que compramos é 12 por 12,” comenta. Mesmo assim, o mecânico realizou a montagem, o que resultou em danos sérios ao veículo.

Fotos mostram peças danificadas e rolamentos que precisaram ser substituídos devido à montagem incorreta. Além disso, o trator foi entregue com o tanque solto, mangueiras de óleo frouxas e vazamento na tampa da transmissão.

“Quando me entregaram o trator, ele estava com um barulho estranho na transmissão. Percebi, após alguns dias de uso, que a tração não estava desligando corretamente, permanecendo em 4×4 o tempo todo,” detalha Alexandre.

Prejuízos e ação judicial

Diante dos problemas, Alexandre solicitou que a empresa consertasse o trator, mas, mesmo após duas revisões, os defeitos persistiram. 

“Continuei solicitando reparos, e avisei na hora da entrega, quando o trator foi descido do guincho, que o barulho estava anormal e algo poderia estar danificado. Eles disseram que, se houvesse algum problema, resolveriam, mas o prejuízo dos 40 dias sem o trator chegou a R$240 mil,” afirma Alexandre.

Cansado de esperar por uma solução, Alexandre entrou na justiça, pedindo a troca do trator defeituoso. Durante o processo, a juíza concedeu uma liminar determinando a substituição do trator, mas a empresa recorreu, alegando que o trator estava em uso, mesmo com os problemas, e que seria necessário aguardar o fim do processo para apurar os fatos. 

“No entanto, o trator parou de vez. Agora, eles estão alegando mau uso, mesmo sabendo que me entregaram o trator com defeito,” revela Alexandre.

Resposta da empresa

O representante jurídico da empresa, Sidney Barbosa, negou todas as acusações feitas por Alexandre. Segundo ele, o trator pertence ao pai de Alexandre, José da Silva, e não ao próprio Alexandre, o que, segundo Barbosa, configura uma denúncia criminosa. Ele acrescentou que a única ação judicial dessa natureza no Acre foi movida por Alexandre, e que a liminar concedida pela justiça foi derrubada com base em provas técnicas.

Sem resolução

Se o trator não voltar a funcionar em breve, Alexandre pode enfrentar grandes perdas. Ele emprega cerca de 30 funcionários diretos e indiretos e, sem o trator, poderá ser forçado a demitir até 40% deles. A falta da máquina, essencial para vários serviços na propriedade, está agravando ainda mais os prejuízos.

 “Os prejuízos continuam aumentando, e não há previsão de conserto. Eles afirmaram que não irão consertar o trator, que está desmontado na concessionária, e eu estou sem trator, sem saber o que fazer,” conclui Alexandre.

Veja os vídeos:

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