Dados do Departamento Integrado de Estatística e Análise Criminal (Dint), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), apontam que o número de crimes de roubo teve uma redução de 32,51% entre janeiro e julho de 2024. Dos 22 municípios do estado, 11 obtiveram redução no crime de roubo e quatro não tiveram registro da modalidade.
Os municípios que não registram roubo foi Jordão, Marechal Thaumaturgo, Santa Rosa do Purus e Porto Walter. A capital teve redução de 35,40%, representando 77,17% do número total desses crimes em todo o estado em 2024, seguida de Cruzeiro do Sul, com 6,17%.
Segundo o chefe do departamento integrado de Estatística e Análise Criminal, Nilber de Lima, entre janeiro a julho de 2023 foram 1.538 casos, quando em 2024 foram registrados 1.038 roubos de celulares – o que corresponde a uma redução de 32,51%.
O crime de roubo é uma infração penal caracterizada pela subtração de bens ou valores de uma pessoa mediante violência ou ameaça. É uma forma de crime contra o patrimônio e é considerado grave, devido à sua natureza agressiva e ao impacto psicológico e físico que pode ter sobre a vítima, segundo a Agência de Notícias do Acre.