Em meio a seca que atinge todo o estado do Acre, o Rio Acre voltou a registrar diminuição no nível das águas. Segundo a Defesa Civil de Rio Branco, nesta segunda-feira (26), o manancial amanheceu com 1,39 metros.
No último domingo (25), o rio estava com 1,42 metros, após uma subida de 3 centímetros em 24 horas, em relação ao sábado (23), quando estava com a mesma medição desta segunda-feira, de 1,39 metros.
Mesmo com chuva nos últimos dias, não há registro de chuva significativa para aumento do nível das águas.
Abaixo da cota de dois metros o rio é considerado intrafegável, já que a navegação fica dificultada em razão do baixo nível. Outros reflexos da seca também são o escoamento da produção ribeirinha, falta de água em comunidades rurais e a dificuldade na captação de água na zona urbana.
Plano de Emergência
O prefeito Tião Bocalom assinou no final de junho o decreto de emergência em razão do baixo nível do Rio Acre na capital acreana.
“Diante da situação de escassez hídrica, e frente a ações de mitigação de desastres já implantadas, mesmo assim sendo necessário mais ações emergenciais, necessário se faz a decretação de Situação de emergência, conforme parecer técnico e estudos feitos pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, demonstrando a situação de anormalidade pela estiagem que se iniciou”, disse nota da Prefeitura.