A gente se acostumou a chamar um dos maiores nomes da televisão brasileira de Silvio Santos. Entretanto, muitos podem até não saber, mas o nome verdadeiro do comunicador era Senor Abravanel, que remete à adolescência do apresentador. Ele morreu na madrugada desta sábado (17/8), aos 93 anos.
“O homem que me deu origem consertou as finanças de Portugal, depois foi chamado pelos reis católicos, Isabel e Fernando, para a Espanha. Era o Dom Isaac Abravanel. Consertou as finanças da Espanha, depois quando chegou a inquisição, os reis católicos disseram: ‘Você fica e o povo judeu vai’. Ele disse: ‘Não, o povo judeu vai e eu vou junto’”, disse Silvio, em 1980.
Entretanto, quando chegou ao Brasil, Dom virou Senor, já que o título que ele tinha não era popular em nosso país. “O dom Isaac Abravanel foi um dos que deu dinheiro para que Colombo viesse descobrir a América, então disseram para o meu pai que ‘Dom é frescura’ e ele colocou Senor, Senor quer dizer ‘Dom Abravanel’”, descreveu.
Senor Abravanel virou Silvio Santos por conta da dificuldade de sua mãe de o chamar pelo nome de batismo e ele adotou a alcunha artisticamente. Depois, ele trocou Abravanel por Santos para que ele pudesse participar de um programa de calouros. Como ele já tinha tentado anteriormente, ele decidiu alterar o sobrenome para que não o descobrissem.
Porém, as filhas de Silvio Santos não deixaram Abravanel de lado e hoje utilizam o sobrenome do apresentador.