ContilNet Notícias

WhatsApp lança criação de figurinhas no Android, stickers do GIPHY e mais

Por Tech Tudo

WhatsApp lançou, nesta quarta-feira (14), novos recursos para as figurinhas no aplicativo. Agora, usuários do Android podem criar, editar e compartilhar stickers personalizados diretamente pela rede social. A função, que está disponível no iPhone (iOS) desde janeiro, já havia sido percebida por alguns usuários do sistema do Google, e agora chega oficialmente a todos os dispositivos. Além disso, a plataforma anunciou uma parceria com o GIPHY, popular banco de GIFs e vídeos curtos. A partir de hoje, usuários podem acessar e pesquisar figurinhas animadas da biblioteca da empresa diretamente pelo WhatsApp.

WhatsApp GB é um arquivo em formato APK da ferramenta original que oferece recursos extras, mas traz diversos riscos; confira — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

As novidades pretendem facilitar o uso e a criação de stickers, já que dispensam o uso de aplicativos terceiros para encontrar ou fazer a figurinha ideal para uma determinada conversa. A empresa ainda liberou a possibilidade de reorganizar as figurinhas salvas no app. Basta tocar e segurar no sticker que deseja trazer para o topo dos favoritos e tocar em “Mover para cima” para reorganizar a aba. Ao final da bandeja, o usuário ainda consegue ver novas opções de stickers para salvar. A seguir, saiba mais sobre as novidades e veja como usá-las no app.

WhatsApp ganha biblioteca de figurinhas animadas do GIPHY e mais novidades para stickers — Foto: Divulgação/Meta

Criação de figurinhas no Android

A criação de figurinhas no Android funciona da mesma forma que o recurso liberado no app para iPhone. A função permite fazer stickers personalizados a partir de imagens da galeria do usuário. Para criar uma figurinha no WhatsApp, é preciso abrir uma conversa, tocar no ícone de emoji no canto esquerdo da seção de digitação e tocar no símbolo de sticker para abrir a bandeja de figurinhas. Depois, basta selecionar o botão “Criar”, que estará logo no topo da aba.

Feito isso, o app redirecionará o usuário para a sua galeria, onde ele poderá escolher qualquer imagem salva no dispositivo para transformar em sticker. Após selecionar a foto, o WhatsApp fará um recorte automático da imagem, selecionando o objeto de maior destaque. É possível usar a versão original da foto, optar pelo recorte automático ou então fazer um novo recorte manualmente. O app também permite inserir texto e misturar a foto com outras figurinhas salvas ou emojis. Terminada a criação, basta tocar no símbolo de enviar para mandar o sticker e salvá-lo automaticamente nos favoritos.

Criação de figurinha no WhatsApp com recurso nativo no Android — Foto: Reprodução/Carolina Torres

Figurinhas do GIPHY

Usuários agora podem usufruir do extenso banco de GIFs do GIPHY para encontrar figurinhas animadas no WhatsApp. Com a nova parceria entre a Meta e o banco de imagens, é possível achar novos stickers em GIF direto na aba de figurinhas do app. Basta acessar a bandeja de stickers e fazer uma busca tocando na lupa do canto superior esquerdo. Ao digitar uma palavra ou um emoji, o app exibirá diversas opções de figurinhas animadas para escolher. Para salvar ou editar a figurinha, basta tocar e pressionar o dedo sobre ela.

Figurinhas animadas do GIPHY podem ser encontradas a partir de busca por texto ou emoji na bandeja de stickers do WhatsApp — Foto: Reprodução/Carolina Torres

Mover para cima

Além das novidades de criação e biblioteca, o WhatsApp também facilitou a organização de figurinhas no app. Caso o usuário tenha muitos stickers salvos na aba de favoritos, não precisará perder tanto tempo descendo a tela para localizar a figurinha ideal durante uma conversa. Agora, é possível adicionar os stickers mais utilizados no topo da tela. Para isso, basta tocar e pressionar sobre a figurinha e tocar em “Mover para cima”, para que ela apareça automaticamente na primeira posição da lista.

Botão “Mover para cima” permite trazer figurinhas mais usadas no WhatsApp para o alto da bandeja de stickers — Foto: Reprodução/Carolina Torres
Sair da versão mobile