A coligação “Tarauacá em primeiro lugar”, integrada pelo partidos Republicanos, Solidariedade e União Brasil (UB) e que apresenta a candidatura do empresário Zé Filho a Prefeitura do município, ingressou, nesta terça-feira (20), no juizado da 5ª zona eleitoral, com pedido de impugnação da candidatura do médico e ex-prefeito Rodrigo Damasceno, que disputa o cargo pela coligação PP e PSD.
O pedido é feito por meio de advogados com base nas denúncias de um cidadão do município, identificado por Daniel Leite Barcelos. O cidadão acusa Damasceno de improbidade administrativa relativa ao tempo em que esteve no cargo de prefeito, no período de 2012 a 2016, pelo PT. A denúncia tenta impugnar o registro da candidatura a partir do princípio da exigência dos princípios de lisura e probidade administrativa no trato com a coisa pública.
A ação faz referência à lista do Tribunal de Contas do Estado (TCE),que coloca o ex-prefeito na lista dos políticos locais que respondem a processos na corte de contas por irregularidades administrativas na época em que era prefeito. Procurada, a assessoria jurídica de Rodrigo damasceno não foi localizada até o fechamento desta reportagem. O esaço, para o caso de manifestações, segue em aberto.