ContilNet Notícias

Acre registra mais de 750 focos de queimadas na primeira semana de setembro, diz Inpe

Por Maria Fernanda Arival, ContilNet

Na primeira semana de setembro, o Acre já registrou mais de 750 focos de queimadas, segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Nos primeiros sete dias, foram contabilizados 757 focos de calor.

O total representa quase 30% a mais do número registrado na mesma época ano passado, quando houve 584 focos de queimadas em sete dias.

Dentre as cidades com maior registro, Feijó ocupa o primeiro lugar, com 225 focos, seguido de Tarauacá, com 148, Cruzeiro do Sul, com 95 focos, Manoel Urbano, com 66 e Sena Madureira, com 37 focos. A capital acreana aparece com 15 focos de queimadas na primeira semana de setembro.

Resex Chico Mendes pode ocupar a segunda reserva ambiental mais ameaçada/Foto: Juan Diaz/ContilNet

Qualidade do ar

Nos últimos dias, o Acre está coberto por uma densa fumaça causada pelas queimadas e tem deixado a qualidade do ar considerada uma das piores em muitas cidades, principalmente a capital Rio Branco. No último boletim de qualidade do ar, divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), Rio Branco apresentava uma qualidade considerada péssima, com 234,73 μg/m³.

Medidas emergenciais

O governador Gladson Cameli anunciou, na última terça-feira (3), medidas emergenciais por conta da seca extrema que afeta todo o estado do Acre.

Segundo o governador, as medidas são no eixo de fiscalização, policiamento ambiental e Defesa Civil, Saúde, Educação e Administração.

No eixo da fiscalização, as operações de combate ao desmatamento e queimadas ilegais devem ser intensificadas, além de fortalecer as campanhas educativas sobre queimadas, período de seca e os riscos ao meio ambiente e a saúde.

Além disso, na Saúde, a recomendação é que a população evite a prática de atividades físicas em locais abertos, manter portas e janelas fechadas para reduzir o nível de exposição a poluição do ar.

O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, anunciou que as equipes de saúde nas UPAS e Pronto-Socorro foram ampliadas, além do horário estendido até às 22h, e a abertura de 10 leitos no Hospital da Criança.

Na Educação, o secretário Aberson Carvalho anunciou que as atividades físicas foram suspensas nas escolas, além de reforçar a hidratação no âmbito escolar e liberação dos alunos que possuem comorbidades com posterior reposição do conteúdo. Aberson disse ainda que caso a situação se agrave, as aulas poderão ser suspensas.

Sair da versão mobile