Segundo relatório da Opensignal, empresa britânica que mapeia o desempenho de redes de telecomunicações, o Estado do Acre está entre os piores de todo o Brasil que possuem experiências negativas com o uso da internet móvel.
O relatório divulgado, que revela as disparidades na qualidade do serviço entre as diferentes regiões, leva em consideração a “Qualidade Consistente” das redes móveis, considerando a velocidade de download e upload, latência, jitter, descarte de pacotes e tempo até o primeiro byte, para avaliar se a rede atende aos requisitos de aplicativos comuns utilizados no dia a dia.
De acordo com os testes, o Acre está em último lugar com 48.3%, enquanto a primeira colocação fica com Distrito Federal (DF), que possui 69.4%. O Estado de Rondônia fica em penúltimo, com 50.4%.
O estudo aponta que a melhor qualidade de conectividade móvel, pode ser refletida de acordo com a alta urbanização e o elevado PIB per capita, como no DF. Já estados menos urbanizados como Acre, Rondônia e Roraima, registraram as piores pontuações, já que esses locais possuem a menor densidade populacional e a predominância de usuários em áreas rurais.
Entre as operadoras de comunicação que mais se destacam está a TIM, se saindo melhor que a Vivo e a Claro, liderando a “Qualidade Consistente” em 18 das 27 unidades federativas do Brasil. Para a Opensignal, isso ocorre por causa do número maior de antenas 5G instaladas pela empresa, em comparação com as rivais.