O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 11.502 internações relacionadas a tentativa de suicídio em 2023. Os dados foram divulgados na última quarta-feira (11) pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede).
Segundo os dados, os estados brasileiros tiveram variações no número de internações. O Acre presentou uma redução expressiva de 26% de internações, junto com Amapá, que lidera a lista com uma queda de 48%, seguido pelo Tocantins, com 27%.
Em nota, a Abramede apontou que os médicos de emergência são, geralmente, os primeiros a prestar atendimento ao paciente neste tipo de caso, reforçando a importância de capacitar esses profissionais para atender aos casos com rapidez e eficiência, além de promover acolhimento adequado em situações de fragilidade emocional.
Segundo os dados, em 2016 houve uma oscilação nas notificações de internação por tentativa de suicídio, com queda em relação aos dois anos anteriores. O índice voltou a subir em 2018, com um total de 9.438 casos e alcançou o pico em 2023.