A busca pelo ouro inédito nas Paralimpíadas começou bem para a velocista Jerusa Geber dos Santos. Ao lado de Gabriel Garcia, ela estreou em Paris, venceu a segunda de quatro baterias dos 100m na classe T11 e se classificou para a semifinal . O próximo compromisso no Stade de France também é nesta segunda-feira (2).
Jerusa se poupou na segunda metade da prova e fechou com o tempo de 12s57. Ela venceu a espanhola Alba Garcia Falagan (12s90) e a italiana Arjola Dedaj (13s13).
– Vamos ter uma semifinal hoje ainda. Praticamente, serão duas finais, porque vai ser muito forte, tanto a semi quanto a final amanhã. Se Deus quiser, vamos nos classificar para amanhã – disse a acreana enraizada em Presidente Prudente (interior paulista) ao sportv.
A semi está marcada para as 14h20 – horário de Brasília. Jerusa enfrentará a chinesa Cuiqing Liu, uma das ameaças ao ouro inédito. Também estarão na segunda bateria a brasileira Jhulia Karol dos Santos e a venezuelana Linda Patricia Perez Lopez.
Na primeira bateria, correrão a brasileira Lorena Silva Spoladore, a angolana Juliana Ngleya Moko, a chinesa Guohua Zhou e Lahja Ishitile, de Namíbia. Classificam-se a primeira colocada de cada série e mais duas por tempo. A final será nesta terça-feira (3), às 15h04.
Mais chance de medalha
Assim como Jerusa, o velocista Vinícius Rodrigues tem ligação com o Oeste Paulista e está na briga por pódio em Paris. No último domingo (1º), ele ficou em terceiro lugar na segunda bateria dos 100m T63 e avançou (assista abaixo). A final está marcada para as 14h40 desta segunda.