O jornalista Theo Azevedo, um dos curadores da Gamecon Acre 2024, que ocorre de 30 de outubro a 2 de novembro na UNINORTE, em Rio Branco, escreve um artigo explorando as oportunidades de carreira para profissionais de comunicação no mercado de games, um setor que se expande por meio de vários aspectos inovadores. Com mais de 20 anos de atuação na indústria de games, Azevedo, especialista em videogames e eSports, lidera a Theo Games e tem sido referência na promoção de conteúdo gamer e na estratégia de comunicação dentro do setor.
Este ano, a Gamecon é também um ponto de encontro para profissionais da área, com sua Agência Collab. A iniciativa busca fortalecer as conexões entre o universo dos games e a mídia, oferecendo aos jornalistas e criadores de conteúdo uma qualificação para melhor compreender e divulgar o crescente mercado de jogos eletrônicos e ainda uma bonificação de R$ 2 mil. Para mais informações sobre a Agência Collab e a Gamecon Acre, basta acessar o site gamecon.games.
Confira o artigo:
Nos últimos anos tornou-se comum ver profissionais se formando em Jornalismo com o objetivo de trabalhar no mercado de games, um setor em franca expansão, mesmo entre altos e baixos.
É compreensível, pois são pessoas que, além da paixão pelos jogos eletrônicos, talvez tenham crescido consumido conteúdo especializado nas mais diversas mídias – revistas, sites, plataformas de vídeo ou streaming etc – e agora queiram fazer parte disso de alguma maneira.
Porém, é preciso ter em mente que uma formação em Jornalismo – ou mesmo em qualquer curso da área de Comunicação Social – possibilita trabalhar também em outras áreas, aumentando o leque de possibilidades não apenas de quem busca uma primeira oportunidade, mas de trilhar uma carreira no segmento.
Vamos explorar, então, cinco áreas do mercado de games onde profissionais da Comunicação podem encontrar oportunidades de carreira. Essas opções vão além da prática tradicional do Jornalismo e mostram como as habilidades de comunicação podem ser essenciais para o sucesso das empresas e produtos do setor de jogos:
1 – Assessoria de Imprensa
Profissionais de Jornalismo podem trabalhar diretamente com assessoria de imprensa para empresas de games ou agências, lidando com comunicação estratégica, press releases, eventos de lançamento e gerenciamento da relação com a mídia.
2 – Gestão de Redes Sociais
Gerenciar e criar conteúdo para plataformas de redes sociais é uma função comum, garantindo que a marca tenha uma presença digital forte e engajadora. Isso inclui campanhas de marketing, interações com a comunidade e análise de dados.
3 – Comunidade (Community Management)
Essa área envolve a interação direta com os jogadores, ouvindo o feedback da comunidade, moderando fóruns e redes sociais, além de representar a voz da empresa para o público.
4 – Localização e Tradução
Traduzir e adaptar conteúdo de jogos, incluindo scripts, diálogos e marketing, para Português do Brasil, assegurando que as nuances culturais sejam preservadas.
5 – Roteirista de Jogos
Jornalistas com habilidades de escrita podem se aventurar na criação de histórias, personagens e diálogos para jogos, contribuindo para a narrativa dentro dos títulos.
*Theo Azevedo é um dos curadores da Gamecon Acre. É profissional de Comunicação com MBA em Gestão Empresarial, especializado em videogames, eSports, comunicação e assessoria de imprensa. Com mais de 21 anos de atuação na indústria de games, Theo é uma referência no setor. Atualmente, ele é CEO da Theo Games, uma empresa que se dedica à criação de conteúdo gamer, trazendo sua vasta experiência para promover e desenvolver o mercado de games no Brasil.