Flamengo e Peñarol se enfrentarão nesta quinta-feira (19/9), no Maracanã, pelas quartas da Copa Libertadores da América. O duelo marcará o terceiro confronto entre as equipes na história da competição.
O Flamengo chegou às quartas da Libertadores após vencer o Bolívar por 2 x o no primeiro jogo no Rio de Janeiro e sofrer o revés em La Paz por 1 x 0 no segundo jogo. O Rubro-Negro tem sofrido com desfalques nas últimas semanas. No momento, o departamento médico do clube carioca conta com Luiz Araújo, Cebolinha, Matías Viña, Michael, Pedro e De La Cruz.
Já o Peñarol, passou pelo The Strongest aplicando uma goleada por 4 x 0 em Montevidéu e sofrer apenas um gol em solo boliviano. Uma das principais contratações do clube uruguaio, Damián Suárez, não pode disputar a Libertadores pela equipe aurinegra, já que o jogador atuou pelo Botafogo.
Confrontos em Libertadores
O histórico de duelos entre as duas equipes na Libertadores não é nada favoravel ao Flamengo. Foram quatro confrontos, com três vitórias do Peñarol, e um empate.
A última vez em que rubro-negros e aurinegros ficaram frente a frente pela maior competição do continente foi em 2019. As equipes estiveram no mesmo grupo da Libertadores e fizeram dois duelos.
A primeira partida, no Rio de Janeiro, o Peñarol saiu com a vitória pelo placar de 1 x 0. Já na partida de volta, em Montevidéu, empate por 0 x 0. Vale lembrar que 2019 foi justamente o ano da graça rubro-negra, quando o Flamengo se sagrou campeão da Libertadores, o que não acontecia desde 1981.
Morte de torcedor rubro-negro
Em 2019, no primeiro confronto entre as equipes na fase de grupos daquele ano, torcedores de Flamengo e Peñarol protagonizaram uma batalha campal. Um torcedor do clube carioca, Roberto Vieira de Almeida, de 56 anos, morreu após ser agredido antes do jogo.