ContilNet Notícias

Após intenso debate na Aleac, Gladson decide retirar de pauta PL que prevê aumento do IPVA

Por Redação ContilNet

Após uma intensa discussão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o governador Gladson Cameli decidiu tirar de pauta o projeto enviada à Casa do Povo que prevê aumento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a revogação da Lei Complementar nº 114, de 30 de dezembro de 2002.

SAIBA MAIS: Deputados adiam votação do projeto que aumenta IPVA no Acre para quarta-feira

Gladson Cameli em visita à Assembleia Legislativa do Acre/Foto: Juan Diaz/ContilNet

A proposta de aumento de 2% para 3% causou polêmica e discussões intensas na Aleac, especialmente por parte da oposição.

“O governador decidiu retirar a proposta de pauta”, disse a assessoria do governo.

A proposta foi encaminhada com urgência pelo Palácio Rio Branco em menos de 30 minutos após o início da sessão ordinária.

O projeto de lei visa normatizar a cobrança do IPVA, ajustando as alíquotas e criando mecanismos para beneficiar setores estratégicos da economia local. Entre os pontos apresentados, ele destacou a redução da alíquota do IPVA para empresas de locação de veículos de 2% para 1%, e a redução de 2% para 1,5% para ônibus, micro-ônibus, caminhões e cavalos mecânicos.

O projeto também prevê isenção do IPVA para motocicletas de até 170 cilindradas, uma medida que, segundo o deputado Tadeu Hassem, busca aliviar a carga tributária sobre os pequenos proprietários. No entanto, o deputado destacou que o aumento da alíquota para veículos de passeio, de 2% para 3%, é um ponto sensível, e propôs que o reajuste seja feito de forma escalonada, para minimizar o impacto sobre os contribuintes.

Sair da versão mobile