Asacine realiza a quarta edição do FestCineMulher no Cine Teatro Recreio nesta quinta

O IV FestCineMulher é um festival acreano de cinema destinado a mulheres cineastas do Acre e do restante do Brasil

A Associação Acreana de Cinema (Asacine) realiza neste mês de setembro nos dias 26, 27 e 28 às 19 horas, no Cine Teatro Recreio, a quarta edição do FestCineMulher. Considerado um dos eventos mais esperados do ano por parte das produtoras de audiovisual do Estado, o projeto que é financiado pelo edital da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) por meio da Lei Paulo Gustavo e da Prefeitura Municipal de Rio Branco já faz parte das programações anuais da Asacine e conta com apoio da Fundação Elias Mansour (FEM), Academia Acreana de Letras (AAL) e do site ContilNet Notícias. O regulamento e a ficha de inscrição estiveram disponíveis a partir o dia 20 de agosto até o dia 20 de setembro, nos sites locais e nas redes sociais da entidade.

Nestes dias serão exibidos quinze curtas-metragens, produzidos por cineastas acreanas, além de oferecer uma oficina sobre edição de pequenos vídeos em celular que será ministrada gratuitamente para as produtoras no dia 27 às 16 horas, no Cine Teatro Recreio. Já no dia 28, que será a festa de encerramento do Festival, a Asacine homenageará uma produtora que contribuiu de forma direta e indiretamente com a história do audiovisual acreano.  

SOBRE O FESTCINEMULHER

O IV FestCineMulher é um festival acreano de cinema destinado a mulheres cineastas do Acre e do restante do Brasil que residem no estado. Idealizado pelos cineastas Enilson Amorim e Adalberto Queiroz em 2020, o evento é realizado pela Associação Acreana de Cinema (Asacine) e tem como objetivo fomentar, divulgar, qualificar, homenagear e valorizar o trabalho de mulheres no setor audiovisual. Este ano, o IV FestCineMulher está sendo financiado pelo Edital da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) através do Edital da Lei Paulo Gustavo (LPG).

O primeiro FestCineMulher foi realizado em maio de 2021, o segundo teve início em março de 2022 e o terceiro ocorreu em 2023. Todos os eventos estão sendo financiados, por enquanto, com recursos públicos e sempre envolve dezenas de profissionais ligados ao audiovisual.

Segundo o atual presidente da ASACINE, o historiador, artista plástico e cineasta Enilson Amorim, “o FestCineMulher é a mais qualificada vitrine no âmbito do estado do Acre para revelar o talento da mulher acreana no setor audiovisual, pois não só revela seus talentos por meio de suas produções audiovisuais, mas também valoriza e qualifica seus trabalhos, porque durante as programações do festival são oferecidas oficinas no segmento do audiovisual. Este ano, estamos trabalhando com afinco para que possamos realizar um festival com uma participação mais inclusiva, democrática e atuante de nossas produtoras do audiovisual acreano”, comenta o Presidente.

VEJA OS CURTAS QUE SERÃO EXIBIDOS NO PRIMEIRO DIA DE FESTIVAL

01-Atravessando oceanos (12 minutos), autora: Helen Veiga

02-Mulher Zumbi (7 minutos), autora: Acricia Dimanche 

03 -Além do Asfalto (15 minutos), autora: Devanilde Pereira   

04 -No jardim com Reis e Rainhas (15 minutos), autora: Fátima Cordeiro 

05-Recreação Infantil (10 minutos), autora: Ana Michele

PUBLICIDADE