Bom resultado: Acre alcança aumento recorde em transplantes de córnea em 2024

Estado já realizou 30 procedimentos do tipo e mais 8 transplantes de fígado

O Acre registrou entre janeiro e junho deste ano, 38 transplantes de órgãos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), um aumento em relação ao ano passado, quando foram realizados 9 transplantes de fígado no mesmo período. Entre os procedimentos realizados em 2024, destacam-se 30 transplantes de córnea e oito de fígado.

Equipe médica realizando transplantes na Fundhacre. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Segundo a Secretaria de Saúde (Sesacre), o Estado é referência na região norte entre os transplante desses órgãos, e recentemente foi habilitado para realizar o transplante de rim. O processo é exercido pela Central de Transplantes do Acre, vinculada à Sesacre, e regulado pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT), que estabelece diretrizes para a captação, distribuição e transplante de órgãos.

As distribuições são executadas conforme a lista única do SNT, que prioriza os pacientes com base em critérios de urgência, compatibilidade e então os órgãos são transportados para os hospitais onde os receptores aguardam o transplante.

No total, até junho deste ano, o Acre realizou, por meio da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), 96 transplantes renais e 329 transplantes de córnea. Também já alcançou a marca de 87 transplantes de fígado, totalizando até a data, 512 procedimentos.

PUBLICIDADE