A chapa de Marcus Alexandre e Marfisa Galvão foi denunciada por supostamente ter feito uma reunião política em uma comunidade de Rio Branco e oferecido consultas médicas gratuitas no evento, o que é vedado pela legislação eleitoral.
A informação foi dada pelo senador Marcio Bittar, durante a transmissão do ContilNet na Expoacre 2024. Ele explicou que um vídeo foi publicado nas redes sociais e confirma a denúncia.
“Uma liderança comunitária faz uma reunião, coloca lá uma médica para fazer atendimento às pessoas, oferecendo comida, tudo vinculado ao número do candidato e ao jingle. Isso é proibido. É claramente trocar voto por benefício, uma consulta médica, um alimento”.
A chapa de Tião Bocalom e Alysson Bestene apresentou uma denúncia no Ministério Público Eleitoral. O órgão remeteu a investigação para a Polícia Federal, o que não era o esperado pelo senador.
“O Ministério não reagiu como nós achamos que ele deveria reagir. Quando você remete a investigação para PF, significa que vai acabar a eleição e isso não vai ser averiguado. É preciso ter cautela. Nosso setor jurídico vai continuar com essa ação”, disse Bittar.
A Polícia Militar foi até o local após a denúncia e registrou um Boletim de Ocorrência da situação. No documento que o ContilNet teve acesso com exclusividade, a líder comunitária chega a confessar que houve de fato o atendimento médico durante a agenda com Marcus Alexandre, mas negou que o local seja um comitê do candidato do MDB, mesmo o espaço estando totalmente caracterizado com as bandeiras e adereços da chapa Marcus/Marfisa.
O ContilNet também teve acesso a transcrição do vídeo alvo de denúncia no Ministério Público Eleitoral.
“Bom dia, bom dia, meu povo! Estamos aqui já, ó, na rua aqui, a segunda travessa ali, depois do Martins. Estamos aqui já com o atendimento da doutora Ana Betânia. E estamos aqui todo mundo junto, olha aqui, ó. Fotinha do meu prefeito. E vamos de 15 para melhorar a situação. E aqui, ó, já tem bastante gente aqui sendo atendida, né? A doutora Betânia está ali linda de bonita, ali, ó. Só atendendo. E ainda tem ficha, tá gente? Ali ó, nosso presidente, meu amigo ali ó. E ainda tem café da manhã, só o ouro ali ó. Dá fruto, café, o pãozinho, a manteiga. Ei, tu tá bem reforçada aí atrás, hein, com a foto do meu prefeito. É 15, né? E vamos lá, meu povo, aqui, ó. Tem gente sendo atendida, tem gente na espera. E tem aqui a doutora atendendo. E a próxima é eu, e tem ficha pra você também. Corra, depois do Martins, a primeira travessa à esquerda, na Rua do Seu Olímpio, que vende Estrumo. E da dona Dorinha. Pode vir, que aqui tem ficha pra lhe atender. Cheiro cheiroso a todos e vamos de 15!”.
O outro lado
A assessoria do candidato Marcus Alexandre enviou uma nota à reportagem do ContilNet, afirmando que a “a coligação Bora Rio Branco nega veementemente as acusações feitas pelo senador Márcio Bittar durante entrevista ao site ContilNet”.
“Não é verdade que o candidato Marcus Alexandre estava presente no local do suposto atendimento, conforme diz a matéria, inclusive ao ter acesso ao vídeo pelas redes sociais, a coligação denunciou na Policia Federal e pediu apuração dos fatos, uma vez que esta parece ser uma grande armação para prejudicar a candidatura da aliança”, concluiu.