Como aumentar o tráfego orgânico com técnicas de SEO inteligentes

Hoje vamos entender como ambos funcionam, mas principalmente explicar como aumentar o tráfego orgânico do seu site

Tráfego orgânico e tráfego pago, você sabe qual é a diferença entre os dois? Hoje vamos entender como ambos funcionam, mas principalmente explicar como aumentar o tráfego orgânico do seu site.

Assim, primeiramente precisamos entender o que significa tráfego na internet. De modo geral, ele representa a quantidade de visitantes dos sites. Porém, existem muitas formas de os usuários chegarem em determinado site.

Por exemplo, por meio de anúncios, redes sociais, indicação de outras pessoas, etc. E é aqui que o tráfego orgânico se diferencia do tráfego pago. Assim, confira na sequência o que é e como aumentar o tráfego orgânico da sua página. 

pixabay

Tráfego orgânico e técnicas de SEO

Quando você paga para divulgar seu site por meio de anúncios nos motores de buscas, está optando pelo tráfego pago, como o nome já diz. Porém, para receber visitas espontâneas, sem ser por meio de anúncios, você está escolhendo o tráfego orgânico. 

Com ele, você terá diversas vantagens. Estes incluem a melhora da visibilidade do site, mais credibilidade e oferta de uma experiência mais aprimorada ao possível cliente. E, mesmo com todos esses benefícios, você não vai precisar investir tanto assim nessa estratégia. E aqui também entra a questão do baixo custo. 

Por outro lado, o tráfego orgânico é uma estratégia para médio e longo prazo. Ou seja, ela não vai dar resultado na hora, no entanto eles serão bem favoráveis com o passar do tempo. Justamente por isso muitas pessoas investem nas duas frentes, visando também resultados imediatos. 

Dito isto, vamos saber como aumentar o tráfego orgânico com estratégias simples, mas eficientes. 

Técnicas de como aumentar o tráfego orgânico 

Separamos 5 técnicas de SEO inteligentes para você aumentar o tráfego orgânico de seu site.

Use palavras-chave estratégicas

A pesquisa de palavras-chave estratégicas é fundamental quando falamos em SEO. Ela ajuda no ranqueamento do site nos mecanismos de buscas e agrega na experiência do usuário. Assim, as chances de prospectar novos clientes aumentam. Para colocar em prática essa estratégia, siga esses passos:

  • Identifique os termos mais relevantes relacionados ao seu conteúdo;
  • Compreenda as intenções dos usuários de acordo com cada palavra-chave;
  • Use ferramentas auxiliares, que ajudam a compreender o volume de buscas e variações inteligentes;
  • Ajuste as palavras-chave com o passar do tempo;
  • Por fim, integre-as ao conteúdo do seu site de forma natural e espontânea. 

Aplique SEO nas imagens

Existem muitos sites com conteúdos ótimos, mas que pecam nas imagens. E elas são essenciais para o desempenho da página no que diz respeito ao tráfego orgânico. Dessa forma, as imagens utilizadas precisam ser devidamente nomeadas e conter texto alternativo com incorporação de palavras-chave. 

Além do mais, muita atenção ao tamanho e formato das imagens, que precisam ser adequados. Por exemplo, imagens muito pequenas prejudicam a transmissão da informação. Já imagens muito grandes podem causar lentidão no site. É preciso encontrar um equilíbrio!

Invista em um site para vários tipos de dispositivos

Hoje em dia as pessoas acessam a internet praticamente de qualquer lugar, utilizando vários tipos de dispositivos. Assim, o site precisa ser amigável a esses dispositivos, sobretudo a smartphones. Um fator que influencia muito nisso é o tempo de carregamento do site. Quanto mais demorar para carregar, maiores as chances de os usuários não permanecerem nele. 

Não se esqueça dos backlinks 

Os backlinks são links externos que aumentam a confiabilidade do site. Por exemplo, ao elaborar um artigo sobre culinária, você pode fazer uma parceria com uma marca de panelas. E dentro do artigo, inserir um link direcionando o usuário para o site parceiro. Os mecanismos de buscas valorizam muito isso. Mas é fundamental construir parcerias de qualidade e verdadeiras!

Utilize métricas e faça ajustes

Por fim, hoje em dia existem muitas métricas que podem ser usadas para identificar o sucesso das suas estratégias. Dependendo dos resultados, não pense duas vezes em fazer ajustes para otimizar ainda mais o tráfego orgânico do seu site. 

Marketing de conteúdo e tráfego orgânico  

Para encerrar, muita gente ainda tem dúvidas sobre o papel do marketing de conteúdo para o tráfego orgânico. O marketing de conteúdo é voltado para a criação de conteúdos relevantes ao público. Assim, as pessoas irão se interessar por eles de maneira natural, o que será ótimo para a credibilidade do site. 

Então, indo direto ao ponto, o marketing de conteúdo é primordial para o tráfego orgânico! Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto e como aumentar o tráfego orgânico do seu site, peça uma ajuda para a Julia do SEO!

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