ContilNet Notícias

Concurso Correios: provas serão de certo e errado?

Por Direção Concursos

A banca organizadora do novo concurso Correios já está definida, e a previsão é de que o edital do certame seja publicado ainda neste mês, com as provas sendo realizadas em dezembro.

Reprodução

Com a contratação da banca, um novo projeto básico foi divulgado, trazendo um modelo de aplicação de provas diferente do informado na versão inicial do projeto, o que tem gerado dúvidas nos candidatos interessados no certame.

Por mais que o documento encaminhado às bancas tenha informado a previsão de provas com 120 itens para julgamento em certo ou errado, o que fez muitos acreditarem em uma possível escolha pelo Cebraspe, a versão final do projeto básico, após a contratação do IBFC, retira este trecho, como é possível ver a seguir:

Dessa forma, as provas seguirão contendo 120 itens, porém, estes deverão ser de múltipla escolha, um modelo que já costuma ser aplicado em concursos organizados pela banca IBFC.

O concurso Correios irá ofertar, ao todo, 3.468 vagas de níveis médio e superior, distribuídas da seguinte forma:

Os aprovados no certame farão jus aos seguintes salários iniciais:

Confira o projeto básico na íntegra!

Provas e etapas do concurso Correios

De acordo com o projeto básico, os candidatos do concurso Correios serão avaliados por meio das etapas seguintes:

Vale ressaltar que o projeto básico reforça a previsão de que o Teste de Aptidão Física não estará presente na seleção.

A aplicação das provas para os cargos de nível puperior e nível médio ocorrerá no mesmo dia, porém, em horários distintos, conforme segue:

Com isso, será possível que o candidato se inscreva em mais de um cargo.

O documento informa que os candidatos interessados na oportunidade deverão pagar as seguintes taxas de inscrição:

Prova objetiva

As provas objetivas serão compostas por 120 questões, abrangendo conhecimentos básicos e específicos, a serem definidos no edital de abertura.

Confira como será a distribuição das questões:

Prova discursiva

A Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada somente para os cargos de nível superior, no mesmo dia e horário da prova objetiva.

A avaliação consistirá em redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, abordando temas da atualidade. Vale destacar que, nesta etapa, serão avaliados todos os candidatos classificados até 3 (três) vezes o número de vagas.

Além disso, a correção da prova discursiva dos candidatos surdos/deficientes auditivos deve adotar critérios de avaliação compatíveis com as especificidades linguísticas dos aprendizes de Língua Portuguesa como segunda língua, de modo a valorizar a coerência do texto em detrimento da coesão, e os aspectos semânticos em detrimento da forma, a fim de se respeitar a singularidade linguística manifestada no registro escrito desses candidatos.

Cronograma do novo concurso Correios

De acordo com o cronograma divulgado pelos Correios em abril, a previsão é que o edital de abertura do certame seja publicado ainda neste mês de setembro. Já o início das contratações, pode acontecer a partir de dezembro de 2024.

Confira, abaixo, o cronograma divulgado pela empresa:

Resumo do concurso Correios

Sair da versão mobile