Conheça Ainda Estou Aqui, livro que baseou filme ovacionado em Veneza

Protagonistas de Ainda Estou Aqui, Fernanda Torres e Selton Mello foram ovacionados no Festival de Veneza, nesse domingo (1º/9)

Fernanda Torres e Selton Mello foram ovacionados, com direito a 10 minutos de palmas, no Festival de Veneza nesse domingo (1º/9). Os dois são protagonistas do longa Ainda Estou Aqui, primeiro longa de Walter Salles em 12 anos que ainda conta com Fernanda Montenegro no elenco.

Divulgação

O filme foi inspirado no livro homônimo do escritor Marcelo Rubens Paiva, lançado pela editora Alfaguara. A obra acompanha Eunice Paiva, que é casada com o deputado Rubens Paiva.

Capa do livro Ainda Estou Aqui - Metrópoles

O livro Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubes Paiva, inspirou o filme homônimo com Fernanda Torres e Selton Mello. A obra foi lançada pela editora Alfaguara. – Divulgação

A mulher esteve ao lado do marido quando ele foi cassado e exilado, em 1964. Mãe de cinco filhos, passou a criá-los sozinha quando, em 1971, o marido foi preso por agentes da ditadura, a seguir torturado e morto. Em meio à dor, ela se reinventou. Voltou a estudar, tornou-se advogada, defensora dos direitos indígenas. Nunca chorou na frente das câmeras.

Ao falar de Eunice, e de sua última luta, desta vez contra o Alzheimer, Marcelo Rubens Paiva fala também da memória, da infância e do filho. E mergulha num momento obscuro da história recente brasileira para contar — e tentar entender — o que de fato ocorreu com Rubens Paiva, seu pai, naquele janeiro de 1971.

Dá o Oscar para ela!

A crítica internacional exaltou Ainda Estou aqui e previu um Oscar para Fernanda Torres. “É uma atuação que deve catapultá-la para a corrida pelos prêmios, 25 anos depois de sua mãe, Fernanda Montenegro, ter sido indicada ao Oscar pelo filme de sucesso de Salles, Central do Brasil”, descreveu o Deadline.

Já o The Guardian elogiou a performance “incrível” da filha de Montenegro, enquanto o The Hollywood Reporter diz que a atriz traz “extraordinária graça e dignidade diante do sofrimento emocional” em seu papel.

O filme ainda não conta com data de estreia no Brasil. Além de Fernanda, Selton e Montenegro, o elenco conta com Valentina Herszage, Maria Manoella, Barbara Luz, Gabriela Carneiro da Cunha, Luiza Kosovki, Marjorie Estiano e mais.

PUBLICIDADE