O DIU, um dos métodos contraceptivos mais populares, é um dispositivo inserido no útero com o objetivo de interromper a gravidez ao liberar cobre ou hormônios, dificultando a fertilização do óvulo pelo espermatozoide.
O que não é comum, e definitivamente não deveria acontecer, é o dispositivo causar lesão. No entanto, foi o que aconteceu com a influenciadora Hayley Davies, de 25 anos. A jovem, que possui 1,2 milhão de seguidores no Instagram, revelou que um parceiro sexual se machucou quando o DIU dela saiu do lugar.
Em entrevista, Hayley contou que, durante o ato sexual, seu parceiro sofreu uma lesão no pênis ao “acertar” o DIU, resultando na perda de um pedaço do órgão. A influenciadora percebeu que algo estava errado, pois sentiu dor “o tempo todo” durante o sexo. “Depois, no chuveiro, percebi o quanto estava sentindo dor”, lembrou a norte-americana.
Ao olhar para os órgãos genitais do parceiro, ela notou que um pedaço de tecido havia sido “arrancado” do pênis. “O DIU realmente cortou meu colo do útero, mas senti pena dele”, disse. Hayley precisou ir ao hospital para remover o dispositivo.
DIU
Um estudo americano de 2023, que analisou mais de 300 mil mulheres, revelou que menos de 1% das pacientes sofrem lesões relacionadas ao deslocamento do DIU. No entanto, esse número aumenta para cerca de 6% quando são consideradas as mulheres que colocam o dispositivo logo após o parto.
Segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), o parceiro não deve sentir o DIU durante o sexo. Se isso ocorrer, é possível que o contraceptivo esteja mal posicionado. O NHS recomenda verificar a posição do DIU algumas vezes no primeiro mês após a instalação e, depois, regularmente, especialmente após cada menstruação.