A Expoacre 2024 reuniu um número expressivo de pessoas, é o que diz o balanço feito pela Polícia Militar do Acre (PMAC), divulgado nesta segunda-feira (9).
A corporação informou que a feira recebeu um público estimado de 20 mil visitantes por noite. Ou seja, quase 200 mil pessoas nos nove dias.
O evento contou com uma programação variada, desde os galpões de exposição e artesanato até os shows nacionais e a feira solidária. Além disso, contou com transmissão ao vivo do ContilNet em parceria com a Sans Filmes e o Sicredi.
O Governo do Estado e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae/Acre) devem divulgar nos próximos dias o balanço financeiro da feira, com o total de investimentos e o valor aproximado que foi injetado na economia.
Ocorrências e crimes
De acordo com a PMAC, apenas 14 ocorrências foram registradas dentro da feira e nenhuma delas de natureza grave.
“Somente 15 adultos foram detidos e 7 adolescentes apreendidos, além da apreensão de quatro armas brancas”, destacou.
“As ocorrências se limitaram a delitos leves, como vias de fato, porte de arma branca, porte de drogas para consumo, falsa identidade, desobediência e resistência. Um dado notável é a ausência de registros de violência contra a mulher e roubos, bem como a redução nas ocorrências de furto, com apenas dois casos, metade do que foi registrado na edição anterior do evento”, continuou.
O comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Luciano Dias Fonseca, disse que o policiamento ostensivo na feira foi um verdadeiro sucesso.
“O trabalho assertivo e preventivo da nossa equipe foi fundamental para garantir a segurança dos visitantes durante todos os dias da feira. Focamos em ações que não só inibiram a prática de delitos, mas que também promoveram a conscientização do público. Isso resultou em uma festa tranquila e segura, onde as pessoas puderam aproveitar com mais liberdade e confiança”, concluiu.
Cerca de 90 policiais militares fizeram a segurança por noite.