FIFA e EA FC: 15 jogos da franquia ranqueados do pior ao melhor

De uma longa rivalidade com a Konami até o domínio entre simuladores de futebol, saiba qual o melhor título da saga de acordo com o Metacritic

A franquia FIFA, antecessora de EA Sports FC, é uma saga de games de futebol que conta com mais 36 títulos lançados entre 1993 e 2024. No ano passado, a franquia da Electronic Arts debutou com o novo título depois do fim de uma longa parceria com a entidade máxima do esporte. Entretanto, alguns títulos da saga ficaram marcados na história, como o FIFA 23, que foi um sucesso comercial, FIFA 18 com o modo da Copa do Mundo e até clássicos como o FIFA 97, que também conquistou uma legião de fãs.

Confira o ranking dos 15 melhores jogos da franquia FIFA e EA FC de acordo com o Metacritic — Foto: Divulgação/EA

Pensando nisso, o TechTudo trouxe um ranking dos 15 jogos mais bem avaliados da franquia, do pior ao melhor, de acordo com o Metacritic. Lembrando que EA Sports FC 25 será lançado oficialmente no dia 29 de setembro e, por enquanto, não tem nota computada no portal. Veja, a seguir, os melhores games da saga da história.

15. FIFA 15 (82)

O FIFA 15 foi lançado com melhorias gráficas em relação à edição anterior e prometendo uma maior imersão nas partidas. Foram inseridas novas expressões e animações dos jogadores de acordo com o que acontece em campo, como após um gol perdido ou uma defesa do goleiro. Os arqueiros, por sinal, tiveram uma mudança significativa na movimentação e ficaram mais realistas. O clima também foi aprimorado, com a chuva e a neve impactando na velocidade e trajetória da bola. Estádios ficaram mais próximos do campo, como na vida real, além da torcida ser mais barulhenta e presente com o andamento de cada jogo.

Um dos principais destaques de FIFA 15 é o licenciamento da Premier League, o campeonato inglês. Pela primeira vez, um game da EA Sports contava com uma liga totalmente idêntica ao mundo real, incluindo jogadores, uniformes, estádios, narradores e até o pacote de transmissão. No popular Ultimate Team, a EA implementou preços fixos aos jogadores para evitar valores inflacionados e mercados paralelos. O game foi lançado para Xbox OneXbox 360PlayStation 4 (PS4)PlayStation 3 ( PS3) e PC.

FIFA 15 chegou aos consoles e PC com novas animações e atmosfera que influenciam na partida — Foto: Divulgação/EA
FIFA 15 chegou aos consoles e PC com novas animações e atmosfera que influenciam na partida — Foto: Divulgação/EA

14. FIFA 19 (83)

FIFA 19 chegou ao mercado com um novo carro chefe: a UEFA Champions League. Após 10 anos de exclusividade do PES, o maior campeonato de clubes do mundo retornou ao game da Electronic Arts, somando a extensa lista de licenças de ligas e clubes ostentada pelo FIFA há algumas edições. Com o torneio, a EA aproveitou para criar eventos dentro do Ultimate Team, incluindo cartas especiais de atletas de destaques, além de promover o Modo Carreira que contava agora com uma maior imersão nas partidas.

A Champions também foi o palco final para o último capítulo da saga de Alex Hunter, que contava também com Danny Williams, agora como personagem principal e jogável. Entre outras novidades da edição, estão as novas táticas personalizadas, mudanças no cenário competitivo do UT e a finalização calibrada. FIFA 19 foi vendido para PS4, Xbox One, PC e Nintendo Switch, sendo o primeiro game da franquia a excluir a geração PS3 e Xbox 360.

FIFA 19 foi lançado tendo a Champions League como maior novidade — Foto: Divulgação/EA
FIFA 19 foi lançado tendo a Champions League como maior novidade — Foto: Divulgação/EA

13. 2010 FIFA World Cup South Africa (83)

O 2010 FIFA World Cup South Africa foi o game oficial da Copa do Mundo da África do Sul, e foi lançado pouco antes do torneio, em abril, e logo se tornou um sucesso. Baseado em FIFA 10, publicado no ano anterior, o título se destacou pela imensa profundidade no universo da Copa, com 199 das 204 seleções que disputaram as eliminatórias para o Mundial e incluindo as 32 classificadas. Além das equipes, todos os 10 estádios da Copa do Mundo estão presentes no jogo, trazendo um grande realismo em meio à competição.

O modo online do game também é focado apenas na disputa entre seleções, com a possibilidade dos jogadores realizarem torneios entre si utilizando os países da Copa. Um dos principais destaques aqui é a atmosfera, onde a EA se dedicou tentando incluir ao máximo a experiência dos jogos na África, incluindo as famosas vuvuzelas. O 2010 FIFA World Cup South Africa foi lançado para PS3, PSPNintendo Wii, Xbox 360 e iPhone (iOS).

A EA Sports lançou o 2010 FIFA World Cup South Africa, game oficial da Copa do Mundo disputada na África do Sul — Foto: Reprodução/Amazon
A EA Sports lançou o 2010 FIFA World Cup South Africa, game oficial da Copa do Mundo disputada na África do Sul — Foto: Reprodução/Amazon

12. FIFA 16 (84)

FIFA 16 tentou repetir o sucesso dos seus anteriores, que desbancavam o PES nas lojas oficiais. Com poucas mudanças em relação ao FIFA 15, o título teve como principal novidade a adição do futebol feminino pela primeira vez em um simulador de futebol. Era possível jogar com as seleções de 12 países, incluindo o Brasil. Além disso, os times brasileiros voltaram à série, com todas as licenças e jogadores oficiais, o que não aconteceu na edição anterior.

Nos modos de jogo, a grande atração era o FUT Draft no Ultimate Team, em que os jogadores deveriam montar times do zero, escolhendo entre cinco opções em cada opção e depois competindo por prêmios em torneios online. FIFA 16 foi lançado para PS4, PS3, Xbox One, Xbox 360 e PC, com preços entre R$ 130 e R$ 230.

FIFA 16 chegou aos consoles e PC em setembro de 2015 tendo Lionel Messi como capa novamente — Foto: Divulgação/EA
FIFA 16 chegou aos consoles e PC em setembro de 2015 tendo Lionel Messi como capa novamente — Foto: Divulgação/EA

11. FIFA Soccer 2004 (84)

FIFA 2004 era um game popular, mas no seu lançamento, ele ainda lutava para tentar superar o rival Winning Eleven, da Konami, e para isso utilizou de nomes importantes do esporte mundial para estamparem a capa: Del Piero, Ronaldinho e Henry. O trio também se destacava dentro do game, apresentando movimentos e habilidades únicas, fieis ao mundo real. Se tornou um marco na saga da EA Sports, onde até hoje os melhores jogadores possuem mais detalhes em suas características.

O título ainda contou com 17 ligas licenciadas e mais de 10 mil atletas, incluindo 16 times brasileiros e uma narração nacional, algo único para a época. Entre as principais novidades para época, estão o controle de jogadores sem a bola, novas animações e a inclusão de 300 sons oficiais de torcidas para aumentar a imersão. O Modo Carreira, já comum da franquia, tinha a companhia do EA Sports Online, modo multiplayer ainda bem cru em relação ao que vemos atualmente. FIFA 2004 foi lançado para PlayStation 2, PlayStation, Xbox, Nintendo GameCube, GameBoy Advance, PC e celulares.

FIFA 2004 teve como principal novidade o controle sem bola, que ajudava os jogadores na marcação — Foto: Reprodução/TechTudo
FIFA 2004 teve como principal novidade o controle sem bola, que ajudava os jogadores na marcação — Foto: Reprodução/TechTudo

10. FIFA 17 (84)

FIFA 17 se tornou um marco na história da franquia trazendo, pela primeira vez, um modo história, além de um novo motor gráfico. O game apresenta o personagem Alex Hunter, um jovem inglês que tenta se destacar na Premier League, enquanto lida com diversas questões familiares, de relacionamentos e de sua própria carreira. Em The Journey, o jogador deve tomar decisões e realizar interações que influenciam diretamente na vida de Hunter, além de controlar o atacante dentro de campo e personalizar todo o seu visual.

O game inovou com a Frostbite, um novo motor gráfico para a série que repaginou o visual dos atletas e a gameplay, que começou a se tornar mais arcade. Além do modo história, o game manteve os clássicos modos Carreira, Ultimate Team, Temporadas e Pro Clubs, incluindo reformulação de menus e formatos dentro deles, principalmente no cenário competitivo do UT. Lançado para PS4, PS3Xbox OneXbox 360 e PC, o título também marcou o fim da “Era Lionel Messi” na capa do jogo, trazendo os atletas Marco Reus, Eden Hazard, James Rodríguez e Anthony Martial como destaque.

FIFA 17 apresentou uma nova engine gráfica e um modo história — Foto: Divulgação/EA
FIFA 17 apresentou uma nova engine gráfica e um modo história — Foto: Divulgação/EA

9. FIFA 18 (84)

FIFA 18 chegou ao mercado no fim de setembro de 2017, mas com bem menos destaques em relação ao lançamento do seu antecessor. O título trouxe o segundo capítulo da história de Alex Hunter, onde o jogador inglês precisa lidar com os holofotes em meio a problemas com o empresário, o retorno de seu pai e a descoberta de uma meia-irmã. A grande novidade do modo é que, pela primeira vez na história, os gamers puderam controlar uma jogadora, sendo ela a Kim Hunter, irmã de Alex. O modo história, inclusive, conta com cenas no Rio de Janeiro e, agora, com uma dublagem em português.

Na Carreira de Treinador, um dos modos favoritos do jogador, a EA trouxe cutscenes para as negociações de jogadores, uma feature semelhante ao que é apresentado em The Journey, além da possibilidade de incluir multa rescisória nos contratos, prática que se tornou comum no mundo real. O Ultimate Team (UT) ganhou o Squad Battles, modo de partidas offline contra times de todo o mundo. E, pela primeira vez, o modo da Copa do Mundo foi lançado como uma DLC gratuita, apresentando todos os estádios e times que disputaram o Mundial na Rússia. O game foi lançado para PS4, PS3, Xbox One, Xbox 360, Nintendo Switch e PC com um novo jogador na capa: Cristiano Ronaldo.

FIFA 18 trouxe a Copa do Mundo da Rússia em formato de DLC gratuita pela primeira vez — Foto: Divulgação/EA
FIFA 18 trouxe a Copa do Mundo da Rússia em formato de DLC gratuita pela primeira vez — Foto: Divulgação/EA

8. FIFA 14 (84)

FIFA 14, considerado como o título favorito de muitos fãs, foi lançado com a engine Ignite, que trouxe mais naturalidade para os gráficos, movimento dos jogadores e para a gameplay em geral. Em comparação com o seu antecessor, é um jogo mais cadenciado, mas com a mesma essência que tanto cativou os fãs. Além do novo motor gráfico, a Electronic Arts começou a focar mais na experiência online do game, elevando o nível de detalhes do modo Ultimate Team e com a possibilidade dos jogadores criarem torneios multiplayer entre si.

Um dos grandes destaques da edição foram os clubes brasileiros, com 21 equipes nacionais e a possibilidade de jogar o Modo Carreira no Brasil. FIFA 14 se beneficiou do fracasso de seu maior rival, PES 2014, que trocou seu motor gráfico e gameplay, marcando o início da hegemonia estadunidense no mercado de games de futebol. É o game da franquia com o maior número de plataformas disponíveis, sendo lançado para PlayStation 4, PS3, PlayStation 2 (PS2), PSP, PlayStation Vita, Xbox One, Xbox 360, Nintendo Wii, Nintendo 3DS, PC, Windows PhoneAndroid e iOS.

FIFA 14 marcou uma geração de fãs de futebol virtual — Foto: Divulgação/EA
FIFA 14 marcou uma geração de fãs de futebol virtual — Foto: Divulgação/EA

7. FIFA 2001 Major League Soccer (85)

FIFA 2001 Major League Soccer foi um marco na franquia FIFA, especialmente para os fãs de futebol nos Estados Unidos e Canadá. Lançado em 2000, este título trouxe uma atenção especial para a crescente liga norte-americana, oferecendo aos jogadores a oportunidade de controlar seus times favoritos e experimentar a emoção do futebol da América do Norte. Assim como os demais títulos da série, FIFA 2001 trouxe melhorias nas animações, física da bola mais realista e inteligência artificial mais avançada.

Além dos modos de jogo tradicionais da saga, como o Modo Carreira, Torneios e Amistotos, o jogo apresentou um modo especial para a MLS, onde era possível disputar o campeoanto com uma profundidade e fidelidade maior ao que era visto na vida real. FIFA 2001 desempenhou um papel fundamental na popularização do futebol nos Estados Unidos e Canadá, ajudando a atrair novos fãs para a liga e, até mesmo, novos jogadores de nível internacional. O título foi vendido apenas para PlayStation 2, PlayStation e PC.

FIFA 2001 teve um modo especial para a MLS, liga de futebol dos Estados Unidos e Canadá que começava a crescer no ínicio do século — Foto: Reprodução/IMDB
FIFA 2001 teve um modo especial para a MLS, liga de futebol dos Estados Unidos e Canadá que começava a crescer no ínicio do século — Foto: Reprodução/IMDB

6. FIFA 09 (87)

FIFA 09 marcou o início da “era de ouro” da franquia, prometendo centenas de evoluções gráficas e na jogabilidade. A inteligência artificial dos jogadores foi aprimorada, resultando em movimentos mais naturais e tomadas de decisão mais inteligentes, além de novas mecânicas como o sistema de passes e finalizações precisas e o drible manual. O controle da comemoração de gol fez sua estreia nesta edição da série. Ao contrário do que acontecia nas versões anteriores, onde o jogador assistia a uma pequena cena de comemoração, era possível efetuar uma coreografia pressionando certa combinação de botões.

O título foi palco do lançamento do Ultimate Team, em março de 2009 como uma DLC paga, e no formato tradicional que vemos atualmente: monte o seu time com cartas e dispute premiações online. Dentre as licenças, 18 times brasileiros estavam presentes no jogo, além da adição de estádios, mais ligas e uma playlist maior, algo que sempre agrada os jogadores. O game foi lançado em outubro de 2008 para PS3PS2, PSP, Xbox 360, Nintendo Wii e PC.

Simulação e realismo se tornaram marcas registradas da série a partir do Fifa 09R — Foto: Reprodução/TechTudo
Simulação e realismo se tornaram marcas registradas da série a partir do Fifa 09R — Foto: Reprodução/TechTudo

5. FIFA Soccer 2003 (88)

FIFA 2003 tinha como uma das suas principais características a sua jogabilidade mais fluida e realista. Os jogadores apresentavam movimentos mais naturais e a bola respondia de forma mais precisa aos comandos do usuário. Embora os gráficos não fossem tão impressionantes quando comparados aos jogos atuais, FIFA 2003 apresentava modelos de jogadores bem detalhados e estádios com bom nível de realismo para a época.

O título oferecia uma variedade de modos de jogo, incluindo partidas amistosas, campeonatos, copas e o popular Modo Carreira, que permitia aos jogadores assumir o controle de um time e levá-lo à glória. Lançado pela Electronic Arts em 2002 para PlayStation 2, PlayStation, Xbox, Nintendo GameCube, GameBoy Advance e PC, o título se tornava cada vez mais popular e tentava desbancar o rival PES, da Konami.

FIFA Football 2003 foi lançado para PlayStation 2, PlayStation, Xbox, Nintendo GameCube, GameBoy Advance e PC — Foto: Reprodução/IMDB
FIFA Football 2003 foi lançado para PlayStation 2, PlayStation, Xbox, Nintendo GameCube, GameBoy Advance e PC — Foto: Reprodução/IMDB

4. FIFA 11 (88)

FIFA 11 foi lançado em setembro de 2010 com diversas novidades e aprimoramentos, incluindo novas animações, física de bola mais realista e um modo carreira mais envolvente. O popular modo de treinador, por sinal, trouxe novas mecânicas e mais controle da equipe, além do modo Jogador Treinador, no qual além de controlar um atleta, o jogador deveria gerenciar a equipe.

Nesta edição, os jogadores também puderam, pela primeira vez, controlar um goleiro no modo Be a Pro. O Ultimate Team, finalmente, chegou ao jogo original e sem custo adicional, iniciando sua popularidade no mundo virtual que perdura até as edições atuais. Foi a primeira vez que o jogo para computador teve a mesma engine dos lançados para consoles da geração mais recente até então. Com o brasileiro Kaká ao lado de Rooney na capa, FIFA 11 foi lançado para PS3, PS2, PSP, Xbox 360, Nintendo Wii e PC.

FIFA 11 foi o primeiro game da franquia a ter os mesmos gráficos de console no PC — Foto: Divulgação/EA
FIFA 11 foi o primeiro game da franquia a ter os mesmos gráficos de console no PC — Foto: Divulgação/EA

3. FIFA 12 (90)

FIFA 12 implementou três novas mudanças de jogabilidade: o Motor de Impacto renovado, com novas animações de colisão, a Defesa Tática com foco no posicionamento dos zagueiros e o Drible de Precisão, que ativava uma certa câmera lenta para comandos mais precisos. A parte gráfica do título trouxe melhorias importantes e bem visuais, como nas texturas das camisetas, nos modelos atualizados e mais realistas dos jogadores e em um sistema de iluminação melhorado.

Outra grande novidade é o EA Sports FIFA Football Club, que reuniu partidas interessantes das principais ligas de futebol do mundo em “desafios” dentro do jogo, além de funcionar como uma “rede social” para os jogadores compartilharem seus resultados com amigos. FIFA 12 foi lançado para PS3, PS2, PSP, Xbox 360, Nintendo Wii e PC.

FIFA 12 reinventou o seu menu e trouxe features como o EAS FC em uma espécie de rede social — Foto: Reprodução/Luccas Melo
FIFA 12 reinventou o seu menu e trouxe features como o EAS FC em uma espécie de rede social — Foto: Reprodução/Luccas Melo

2. FIFA 10 (90)

FIFA 10 trouxe muitas inovações no Modo Carreira, com a adição do Total Football Experience, que permitia ver informações de outras partidas, e o Assistente Técnico, auxiliando na escolha da escalação com base na dificuldade do jogo seguinte. Esta edição também trouxe melhorias na jogabilidade, como no posicionamento dos jogadores, nos passes, finalizações de longe e correções em erros que faziam atletas controlados pela IA atrapalharem algumas jogadas.

Uma das inovações da edição foi o Virtual Pro, uma feature que unia o Pro Clubs com o Modo Carreira Jogador, criando um atleta para ser utilizado em ambos os modos. O segundo ano do Ultimate Team também trouxe melhorias na conexão e mais cartas a serem desbloqueadas, mas seguia como uma DLC paga. O título foi lançado para PS3, PS2, Xbox 360, Nintendo Wii e PC.

FIFA 10 foi lançado para PlayStation 3, PS2, Xbox 360, Nintendo Wii e PC — Foto: Reprodução/Luccas Melo
FIFA 10 foi lançado para PlayStation 3, PS2, Xbox 360, Nintendo Wii e PC — Foto: Reprodução/Luccas Melo

1. FIFA 13 (90)

FIFA 13 é o título da EA com a maior nota no Metacritic. O game foi lançado em setembro de 2012 e conquistou os fãs da série. As melhorias gráficas começaram a ter um salto maior e a jogabilidade ficou mais realista e divertida. O título apresentou o Match Day, onde eventos do mundo real passaram a influenciar os times, como contusões e suspensões, e o First Touch Control, em que a força do passe, a trajetória da bola e a habilidade técnica do jogador influenciavam no domínio. Além disso, foram feitas melhorias consideráveis no Motor de Impacto, tornando as colisões ainda mais realistas, e na IA, modificando o posicionamento e a movimentação dos atletas.

O futebol brasileiro foi bem representado na edição, com 13 times licenciados e uma nova narração em português: Tiago Leifert. FIFA 13 alcançou o posto de jogo de esporte mais vendido da história dos videogames, comprovando o sucesso da franquia e da edição daquele ano. O game foi lançado para PS3, PS2, PSP, Xbox 360, Nintendo Wii, Wii U e PC, além de versões para celulares da Sony e Nokia.

FIFA 13 é o game da franquia com a maior nota no Metacritic — Foto: Divulgação/EA
FIFA 13 é o game da franquia com a maior nota no Metacritic — Foto: Divulgação/EA
PUBLICIDADE