Um dos nomes mais conhecidos da teledramaturgia brasileira, a autora Gloria Perez completou 76 anos nesta quarta-feira (25). Ao longo de sua carreira, ela foi responsável por assinar mais de dez novelas.
Depois de cursar três anos da faculdade de Direito, migrou para o curso de História e, após se formar, ainda fez mestrado em História do Brasil. Tal experiência fez com que ela trabalhasse como pesquisadora de texto na trama “Memórias de Amor”, em 1979.
Alguns anos depois, Gloria Perez foi convidada para colaborar na trama de “Eu Prometo”, escrita por Janete Clair — produção que abriu as portas para que ela se tornasse autora de suas próprias novelas.
Relembra algumas da principais novelas de Gloria Perez:
“Barriga de Aluguel”
Com um tema polêmico, Gloria Perez conquistou um de seus primeiros sucessos ao assinar a novela “Barriga de Aluguel” em 1990. Protagonizada por Cláudia Abreu, Cássia Kis e Victor Fasano, a trama acompanhava a história de Ana e Zeca, um casal que sonha em ser pai e, ao descobrir que não podem, recorrem à contratação de Clara, uma moça pobre para ser barriga de aluguel.
“De Corpo e Alma”
Em 1992, Gloria Perez colocou no ar a novela “De Corpo e Alma”. Protagonizada por Tarcísio Meira e Cristiana Oliveira, a produção ainda contava no elenco com Daniella Perez, filha da autora, que foi assassinada por Guilherme de Pádua, seu colega de elenco, durante o período da gravação da trama.
Ainda que marcada pela tragédia, a história da novela retratava a falência de um casamento, após Diogo se apaixonar novamente por Betina, uma pessoa de seu passado. Porém, um acidente faz com que a jovem morra e o coração dela seja transplantado para Paloma — que se apaixona por Diogo.
“O Clone”
Outro grande sucesso de Gloria Perez, a novela “O Clone” foi protagonizada por Murilo Benício e Giovanna Antonelli em 2001. Na história, que se passa em parte no Marrocos, Lucas e Diogo são irmãos gêmeos, mas após a morte de um deles, Albieri decide fazer uma clonagem de seu filho que sobreviveu.
“Caminho das Índias”
Vencedora do Emmy Internacional, a trama de 2009 foi protagonizada por Juliana Paes e Rodrigo Lombardi. Na novela com tema indiano, Maya pertence a uma família tradicional de comerciantes, que busca um bom marido para ela se casar. Mesmo que se apaixone por Bahuan, a jovem acaba predestinada a ficar com Raj.
“Salve Jorge”
Mais uma trama com tema internacional, em “Salve Jorge”, lançada em 2012, Gloria Perez explorou o tráfico de mulheres na Turquia. Protagonizada por Nanda Costa e Rodrigo Lombardi, a história acompanhou Morena, uma jovem humilde e muito corajosa, que recebe uma oportunidade para trabalhar fora do país, mas acaba traficada.
“Travessia”
Último trabalho de Gloria Perez na televisão, “Travessia” estreou em 2021, protagonizada por Lucy Alves, Romulo Estrela e Chay Suede. Na trama que abordava sobre os avanços tecnológicos do deep fake, Brisa é vítima de uma montagem digital, que a incrimina de ser uma sequestradora de crianças — algo que muda completamente a vida da mocinha.