ContilNet Notícias

Governo ‘leva’ Serra do Divisor, Rio Crôa e trilhas para a Expoacre com óculos VR

Por Victor Manoel, ContilNet

Para quem sonhou em conhecer pontos turísticos do Acre como a Serra do Divisor, a trilha Chico Mendes, o rio Crôa ou participar de um festival indígena poderá conhecer na Expoacre 2024.

O stand da Secretaria de Turismo e Empreendorismo (Sete) do Estado leva os lugares para dentro da feira com experiências imersivas e um óculos VR (realidade virtual).

Visitantes exploram a maquete do mirante da Serra do Divisor, uma das principais atrações do estande da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo na Expoacre 2024/Foto: ContilNet

Marcelo Messias, secretário da Sete, explica que o planejamento para montar o espaço começou no final do ano passado, com reuniões internas que transformaram ideias em um projeto concreto.

Óculos VR proporcionam uma experiência imersiva do nascer do sol na Serra do Divisor/Foto: ContilNet

“A gente vem se preparando desde o final do ano passado. No início do ano, começamos as reuniões internas com a equipe e começamos a tirar da cabeça, colocar no papel esse projeto. A ideia que nos trouxe para montar esse projeto são justamente as feiras que a gente participa fora do estado do Acre”, afirma o secretário.

O estande foi desenvolvido para destacar o turismo interno do Acre, com o objetivo de mostrar à população local os pontos turísticos que o estado tem a oferecer.

Visitantes exploram as principais atrações do estande da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo na Expoacre 2024/Foto: ContilNet

“A secretaria tem feito muita divulgação de turismo externo, quando a gente sai fora do estado. Mas a gente precisa também começar a divulgar turismo interno, a gente precisa mostrar para a nossa população, para o acreano, o que nós temos de turismo”, destacou Messias.

A experiência é especialmente projetada para aqueles que têm dificuldade em acessar o local fisicamente/Foto: ContilNet

O espaço apresenta atrações como uma oca indígena, onde o público pode assistir a apresentações de danças, músicas e cultura indígena. Além disso, óculos 3D proporcionam uma experiência imersiva de um festival indígena.

A parte do estande dedicada à trilha de Chico Mendes simula uma caminhada pela mata, enquanto outra área oferece uma vivência no Rio Croa com telões de LED que recriam o cenário.

A réplica permite que os visitantes apreciem as belezas naturais da serra e compreendam a importância do mirante no turismo acreano/Foto: ContilNet

Outro destaque é a experiência da Serra do Divisor, onde o visitante pode explorar uma maquete do mirante, um dos pontos turísticos mais visitados do Acre, e assistir ao nascer do sol através de óculos 3D.

“Isso é muito bacana, principalmente para pessoas que não conseguem ir até a serra, como um cadeirante ou alguém que tenha algum tipo de dificuldade. Chegar ao mirante é muito difícil porque é uma trilha bem pesada, mas aqui você consegue ter essa experiência”, disse Messias.

Veja o vídeo:

[This post contains advanced video player, click to open the original website]

Sair da versão mobile