Guia prático sobre substantivos: Aprenda com exemplos simples

Aprenda com exemplos simples quais são os tipos de substantivos e nunca mais tenha dúvidas em relação a esse assunto

Você sabe o que é substantivo? A língua portuguesa é fascinante, mas, ao mesmo tempo, reúne muitas nomenclaturas e regras. E assim, muitas vezes, elas podem fugir da nossa mente. Nesse sentido, algumas envolvem substantivos e suas definições.

Por isso, no artigo de hoje elaboramos um guia simples e prático sobre o que é substantivo e suas classificações. Aprenda com exemplos simples quais são os tipos de substantivos e nunca mais tenha dúvidas em relação a esse assunto!

pixabay

O que é substantivo?

Vamos começar com essa perguntinha básica. Na prática, substantivo consiste em uma classe gramatical. Assim, ele faz parte do estudo da morfologia (estudo da estrutura e formação das palavras).

Mas, dentro das frases (chamadas de “orações”), os substantivos exercem função sintática, ou seja, desempenha um papel no contexto delas. Dentro disso, os substantivos são as palavras que nomeiam algo, seja seres reais, imaginários, concretos ou abstratos. 

Em outras palavras, eles nomeiam “coisas”. Dessa forma, compõem palavras variáveis e que podem sofrer variações de acordo com o gênero, número ou grau. Assim, os substantivos podem ser femininos, masculinos, estarem no singular ou plural, ou ainda no aumentativo ou diminutivo. 

Os diferentes tipos de substantivos e exemplos

Como destacamos anteriormente, existem muitos tipos de substantivos. Depois de saber o que é substantivo na teoria, vamos ver alguns exemplos práticos.

Substantivos primitivos 

São palavras “simples”, que não são oriundas de outras palavras. Por outro lado, elas podem originar novos substantivos (os derivados, como veremos a seguir). Exemplos:

  • Livro, cadeira, computador, celular, papel, casa, folha, chuva, carta, pedra, dente, sofá, janela, cortina, carro, televisão. 

Substantivos derivados

Consistem em palavras criadas a partir de outros substantivos, adjetivos ou verbos. Dessa forma, elas contam com acréscimo de sufixo ou prefixo. O sufixo se adiciona ao final da palavra, enquanto o prefixo vem no início. Exemplos de substantivos derivados:

  • Florista (derivado de flor), caseiro (derivado de casa), chuvarada (derivado de chuva), pedreira (derivado de pedra), papelaria (derivado de papel), carteiro (derivado de carta).

Substantivos simples

Se caracterizam por possuir apenas um radical. Podemos dizer que o radical é a parte principal da palavra e permanece inalterada. Assim, os substantivos simples contêm apenas uma palavra. Exemplos:

  • Sapato, cachorro, coelho, vaso, xícara, casaco, tapete, rádio, copo, almofada, agenda, mesa, balde. 

Substantivos compostos

Contêm mais de um radical, sendo formados por mais de uma palavra. Podem ou não serem separados por hífen. Veja exemplos:

  • Sexta-feira, erva doce, couve-flor, cachorro-quente, arco-íris, cor-de-rosa.

Mas, aqui, vale uma ressalva. Nem sempre os substantivos compostos terão duas palavras. Acontece que, em alguns casos, pode haver uma justaposição ou aglutinação entre palavras. Exemplos: girassol (gira+sol), paraquedas (para+quedas), aguardente (água+ardente). 

Substantivos concretos

São palavras que definem coisas reais e palpáveis. Dessa forma, elas possuem uma existência independente (que não depende de algo ou alguém para se manifestar). Exemplos:

  • Menina, mesa, lápis, gato, faca, forma, fogão, quadro, lâmpada, caneta, câmera, remédio, café. 

Substantivos abstratos

Não são coisas palpáveis e, portanto, dependem de algo ou alguém para se manifestar. Isso inclui, por exemplo, sentimentos, sensações e estados em que algo se encontra. 

  • Beleza, pobreza, tristeza, amor, paixão, largura, velhice, bondade, saudade, viagem, fome, sede. 

Substantivos coletivos

Como o próprio nome já diz, indicam uma coleção, ou reunião (junção) de algo. Ou ainda seres da mesma espécie ou grupo. Exemplos:

  • Colmeia (conjunto de abelhas), revoada (reunião de pássaros), turma (reunião de pessoas), elenco (reunião de pessoas/atores); arsenal (reunião de armas), biblioteca (reunião de livros). 

Substantivos comuns

São palavras que fazem uma generalização, não especificando algo ou alguém. Exemplos:

  • Dinheiro, carteira, celular, cidade, banana, lua, estante, laranja, planeta. 

Substantivos próprios

Quando há a particularidade e especificação de algo ou alguém. 

  • Brasil, Bruno, Pedro, São Paulo, Estados Unidos.

Entram também nesse caso nomes de empresas, sobrenomes, nomes de marcas, etc. 

O que é substantivo: conclusão

Para concluir, ressaltamos que um substantivo pode ter várias classificações. Por exemplo, a palavra cadeira é um substantivo comum, simples e concreto. Já amor é um substantivo abstrato, mas também comum. E assim por diante!

Gostou dessas dicas e definições sobre o que é substantivo? Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre substantivos e sobre a língua portuguesa de maneira geral, temos uma dica. Basta dar uma conferida no Clube do Português. Tire todas as suas dúvidas e melhore seu entendimento a respeito da nossa língua!

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost