IPHAN, CPI-Acre e FEPHAC realizam encontro sobre ações para o registro do Kene Kuĩ como patrimônio cultural brasileiro

O Kene Kuĩ é um dos mais importantes elementos da identidade do povo Huni Kuĩ

De 24 a 26 de setembro está sendo realizado no Centro de Formação dos Povos da Floresta (CFPF), em Rio Branco, o Encontro com o Povo Huni Kuĩ sobre os resultados da Instrução Técnica para o Registro do Kene Kuĩ como Patrimônio Cultural Brasileiro de natureza imaterial.

O Kene Kuĩ é um dos mais importantes elementos da identidade do povo Huni Kuĩ e as mulheres são as grandes guardiãs de conhecimento e prática cultural do Kene, ensinado a elas pela Jiboia Ancestral, e transmitido de geração e geração.

As mulheres tradicionalmente são as grandes guardiãs de conhecimento e prática do Kene Kuĩ. (foto: Ila Verus)

“Nosso Kene é tudo que a gente tem, é o que nos identifica, o que usamos. É o nosso trabalho para termos nossos mantimentos dentro da nossa casa. Os Kene acompanham a gente e temos que fortalecer, guardar e salvar, por isso queremos que o governo brasileiro guarde, com documentação, os nossos Kene”, diz Ibatsei Judite Carlos, mestra Huni Kuĩ.

Ibatseu Judite Freitas, mestra Huni Kuĩ, no CFPF . (foto: Ila Verus)

O encontro é promovido pela parceria entre a Federação do Povo Huni Kuĩ do Acre (FEPHAC), a Comissão Pró-Indígenas do Acre (CPI-Acre) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Leia matéria completa:

https://cpiacre.org.br/iphan-cpi-acre-e-fephac-realizam-encontro-com-mestras-huni-kui-sobre-acoes-para-o-registro-do-kene-kui-como-patrimonio-cultural-brasileiro/

PUBLICIDADE