Na próxima sexta-feira (4), a Rede Amazônica, filiada a Rede Globo no Acre, realiza o último debate entre os candidatos a prefeito de Rio Branco, antes das eleições no 1º turno.
Contudo, dos quatro candidatos, apenas três irão participar. Acontece que a emissora deixou de fora o deputado estadual Emerson Jarude, do NOVO.
“Infelizmente fui excluído de um debate que ocorre a dois dias da votação, enquanto grandes partidos têm ampla visibilidade, legendas menores como é o caso do NOVO, enfrentam barreiras como essa decisão administrativa da TV, que tira dos eleitores a chance de conhecer todas as propostas, que foi o que fizemos até aqui nas oportunidades em que tivemos de estar debatendo com os concorrentes: buscamos mostrar as propostas que temos para nossa população, enquanto eles se atacam entre si”, disse Jarude.
Ao ContilNet, o deputado informou que irá acionar a Justiça para exigir a participação no debate.
A Rede Amazônica explicou que o debate está aberto a todos os partidos, coligações ou federações que tenham, no mínimo, cinco representantes no Congresso Nacional, conforme as diretrizes da Justiça Eleitoral.
O NOVO – partido de Jarude – tem apenas 3 deputados federais no Congresso, por isso ficou de fora.