A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões (DCORE), realizou na última terça-feira (24), a prisão de L.R.A., de 23 anos, criminoso com uma longa ficha criminal, acusado de roubo e estupro na capital, Rio Branco.
Durante o cumprimento de dois mandados de prisão, o homem foi alvejado após apontar uma arma de fogo para um agente durante a abordagem na rua Fares Fegali, no bairro Boa União. Ele estava foragido e havia fugido da equipe da DCORE por três vezes anteriormente.
O criminoso utilizava em uma motocicleta modelo Biz, de cor cinza , que já havia sido identificada em assaltos recentes com as vítimas sendo todas mulheres.
Segundo os investigadores da Delegacia de Investigação Criminal (DEIC), L.R.A. já havia sido preso em 2011 após roubar e estuprar uma dentista. Condenado pelo crime, ele cumpriu parte da pena em regime fechado e posteriormente progrediu para o regime semiaberto, utilizando uma tornozeleira eletrônica. No entanto, em 2024, ele voltou a cometer crimes, todos contra mulheres.
A autoridade policial ressaltou que na operação, os policiais localizaram o homem novamente, desta vez utilizando outra moto, também envolvida em crimes. Durante a ocasião, ele simulou estar armado e que iria sacar o objeto, foi quando acelerou a motocicleta em direção aos agentes. Diante do risco iminente, um dos policiais reagiu e disparou dois tiros, que atingiram o criminoso na perna esquerda e na região da tíbia e fíbula, ferindo-o sem gravidade.
L.R.A. foi encaminhado sob custódia para receber atendimento médico e, posteriormente, será transferido para a Delegacia de Plácido de Castro, onde ficará à disposição da Justiça. A moto utilizada nos roubos foi apreendida pela polícia.