A técnica em Assuntos Estudantis do Instituto Federal do Acre (Ifac), Marisa Fontana, faleceu nesta sexta-feira (14).
Marisa era professora, historiadora e psicopedagoga. Ela também é um dos nomes mais importantes do Partido dos Trabalhadores no Acre. Ela era ex-esposa do ex-secretário Francisco Nepomuceno, o ‘carioca’.
O velório acontece no Centro de Iluminação Cristã Luz Universal Alto Santo, no bairro Irineu Serra.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, publicou uma nota de pesar pelo falecimento da professora. Ela escreveu que a amiga desde nova construiu um compromisso de luta pelos direitos humanos, especialmente das mulheres.
“Enfrentou o que todas nós, mulheres e ativistas, enfrentamos desde sempre: a desatenção, os ouvidos moucos para nossas vozes “esganiçadas”, “, a tentativa de manter-nos afastadas dos espaços de decisão e de tratar nossa participação no debate público como se fosse menos importante que a dos líderes já estabelecidos nas estruturas. Foi um longo caminho, com muitas batalhas. Foi sempre um alívio contar com a amizade dela e trocarmos cuidados e ajuda nos momentos difíceis. Valorosa companheira, que Deus mantenha seus descendentes no bom caminho e lhes ensine sempre a honrarem sua memória”, escreveu a ministra.
O Instituto Federal do Acre (Ifac) também emitiu uma nota de pesar. A reitoria da instituição lembrou do trabalho de Marisa à frente do corpo técnico do campus.
“Externamos nosso sentimento pela perda irreparável da nossa servidora Marisa Fontana que participou ativamente como membro titular representando o corpo técnico do campus Rio Branco e Baixada do Sol na Comissão Própria de Avaliação (CPA), no triênio 2018-2020”.
Em nota, o Diretório Estadual do PT no Acre escreveu que Marisa ‘foi uma companheira de grande importância’ para o partido.