O movimento cultural de Rio Branco declarou apoio à candidatura de Marcus Alexandre (MDB) em um grande evento realizado na AABB na última terça-feira, 10.
O encontro reuniu 14 segmentos culturais da cidade, representando diversas expressões artísticas e manifestações populares, como capoeira, marujada, dança, quadrilhas juninas, movimento indígena, hip hop, batalhas de rimas e outros.
O evento marca o compromisso do candidato com o fortalecimento da cultura na capital acreana e o retorno desse compromisso em forma de apoio.
Camila Cabeça, uma das organizadoras do evento e candidata a vereadora, destacou a representatividade e o engajamento dos fazedores de cultura que participaram.
“Todos os segmentos de arte e patrimônio estão aqui representados, do audiovisual à dança, das quadrilhas ao hip hop. Isso já mostra o tamanho do apoio”, disse Camila, destacando que o movimento cultural de Rio Branco “abraçou” a campanha de Marcus Alexandre.
O presidente da Fundação Ulisses Guimarães, André Ariosto, que também é cineasta e esteve a frente do evento junto com demais artistas, ressaltou a importância do movimento em favor da candidatura de Marcus Alexandre.
“O Marcus tem compromisso com a cultura, nós confiamos nele, que será o melhor para o movimento cultural, seu Plano de Governo teve a participação dos fazedores de cultura de diversos segmentos, tem a nossa marca lá, com isso, ele já demonstrou seu total compromisso com a cultura. Nós estamos com ele porque ele já fez muito pela cultura de Rio Branco e agora vai fazer muito mais”, disse.
Em sua fala, Marcus Alexandre ressaltou o compromisso de sua gestão com a cultura, caso eleito, destacando medidas concretas para o setor.
“Esse é um encontro histórico, marca uma posição definitiva no nosso compromisso com a cultura. No dia 1º de fevereiro do ano que vem, se Deus quiser, assim que a Câmara voltar aos trabalhos, nós vamos mandar a lei que cria a Secretaria Municipal de Cultura de Rio Branco e o calendário cultural permanente”, afirmou o candidato.
Ele reforçou ainda a importância de valorizar os artistas locais, mencionando a decisão de não trazer cantores caros, de fora do Acre, para o Carnaval.
“Com o cachê que pagaram para um só cantor, dava para apoiar todos os blocos de carnaval da cidade”, disse Marcus.
O candidato também garantiu que diversos espaços culturais da cidade voltarão a ser ativos, como o tradicional Cacimbão da Capoeira, que terá atividades culturais todas as sextas-feiras.
Ele também afirmou que fará a reabertura do Centro Cultural Lydia Hammes e a retomada de eventos populares nos bairros, como o Senadinho e o forró, além de assegurar que “o teatro, o cinema e a cultura vão ser valorizados” em sua gestão.
O evento contou também com a presença do senador da República, Sérgio Petecão (PSD), e o presidente estadual do MDB, Flaviano Melo, candidatos e candidatas a vereador (a) dos partidos da coligação e diversas lideranças culturais.
A aliança entre Marcus Alexandre e o setor cultural de Rio Branco reforça ainda mais o compromisso do emedebista em promover a cultura como um pilar de sua administração.