Número de queimadas supera o de 2023 no Juruá e Governo realiza megaoperação

Ao todo, a operação conta com 38 agentes e 17 veículos que são usados no combate aos focos de incêndios no Juruá

O Vale do Juruá, uma das regiões mais populosas do Acre, tem sofrido com o número crescente de queimadas. O Governo do Acre, em parceria com o Governo Federal e os municípios, tem garantido assistência necessária à população.

Para enfrentar as queimadas, o Governo do Acre iniciou a Operação Fogo Controlado em todo o Acre. Apenas na região, o número de ocorrências somam 771, superando a demanda de 2023.

Ao todo, a operação conta com 38 agentes e 17 veículos que são usados no combate aos focos de incêndios no Juruá.

Seca extrema colabora para aumento das ocorrências de queimadas no Juruá/Foto: Marcos Santos/Secom

Os municípios do Vale do Juruá são Cruzeiro do Sul, que registrou 556 focos de queimadas, Mâncio Lima, com 109, Marechal Thaumaturgo, com 196 focos, Porto Walter, com 142 focos, e Rodrigues Alves, com 105 focos, que somam 1.108 focos de incêndios florestais entre 28 de junho e 17 de setembro, segundo a BDQueimadas, plataforma usada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

O comandante do 4° Batalhão do Corpo de Bombeiros, Jozadaque Ibernon, com sede em Cruzeiro do Sul, afirma que existem equipes fixas atuando em Porto Walter, Rodrigues Alves e Mâncio Lima. O comandante explica também que nos casos de registros de queimadas em áreas de preservação ambiental, seja em âmbito estadual ou federal, os esforços da operação se concentram em atender as regiões afetadas.

Estado, Municípios e União têm garantido o controle das queimadas na região/Foto: cedida

As queimadas para o setor da agricultura e com a finalidade de promover limpeza de pastagens, de terrenos e para queimar lixo estão proibidas no Acre até dezembro deste ano. Caso a população identifique incêndio de grandes proporções, deve acionar o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

PUBLICIDADE