O Espaço Sebrae na Expoacre 2024 também trouxe diversos produtores de várias partes do Acre para mostrarem seus produtos e derivados para os consumidores finais, o público.
Sebastião José, produtor rural de Cruzeiro do Sul, trouxe a farinha de mandioca para expor. Ele representa a Central das Cooperativas do Juruá.
“Eu trouxe a farinha de mandioca, a nossa que é a número 1, a melhor do mundo. Nós trouxemos a farinha com a Indicação Geográfica, além da farinha que chamamos de segunda linha também da IG, e todas são de qualidade. Trouxemos também biscoito de goma e farinha de tapioca”, disse.
Questionado sobre o sentimento de produzir a única farinha com selo de indicação geográfica, Sebastião disse que se sente muito feliz.
“As instituições nos ajudam a chegarmos onde chegamos. Com apoio do Sebrae e Embrapa, um na parte da organização e acompanhamento técnico, outro na parte de pesquisa, nós demos um passo muito grande dentro da produção de qualidade”, explicou.
O representante da Cooperativa Juruá Alimentos, Adauto Messias, trouxe para Rio Branco uma farofa, da farinha de mandioca.
“A farofa surgiu com um curso que o Sebrae ofereceu na área de produção para nós lá em Cruzeiro do Sul. O desafio era inovar em cima do que a gente fazia, nós já trabalhávamos com a farinha, então fomos para a farinha temperada. Com ela, nos inscrevemos no edital da Embrapa e fomos os únicos do Acre aprovado. Estamos há dois anos nesse projeto e estamos finalizando o processo para colocar no mercado no ano que vem”, contou.
O Sebrae incentiva e promove a divulgação dos produtos dos agricultores e outros empreendedores em eventos como a Expoacre, que funcionam como vitrine.
Assista ao vivo a transmissão da 2º noite da maior feira do Acre, pelo ContilNet e Sans Filmes: