A pior seleção do mundo viveu um dia de glória. Lanterna do ranking da Fifa, na 210ª posição, San Marino venceu Liechtenstein por 1 a 0 nesta quinta-feira, pela Liga D da Liga das Nações da Uefa. É a primeira vitória da equipe em 20 anos e apenas a segunda na história. Pela segunda vez, contra o mesmo rival.
Coube ao jovem Nicko Sensoli, de 19 anos, marcar o único gol da vitória histórica para o seu país. Ele marcou no início do segundo tempo, para garantir o segundo triunfo da micronação europeia em 207 partidas realizadas até agora.
Pequeno território dentro da Itália, San Marino tem cerca de 33 mil habitantes e é o quinto menor país do mundo. A população de Copacabana, bairro do Rio de Janeiro, é quase cinco vezes maior. A equipe da minúscula nação europeia é a 210ª colocada do ranking da Fifa.
Rival nesta quinta, Liechtenstein está um pouco acima na lista da Fifa: é o 199º e registrou 17 vitórias em sua história. San Marino perdeu 196 dos 207 jogos que disputou.
San Marino em sua história:
- 207 jogos
- 196 derrotas
- 9 empates
- 2 vitórias
- 836 gols tomados
- 34 gols marcados
A Federação de San Marino comemorou:
— Exatamente 20 depois, a seleção de San Marino vence o Liechtenstein por 1x 0 no desafio da Liga das Nações e conquista a sua segunda vitória na história. O autor do gol da partida desta vez é Nicko Sensoli, aos 52′. Grande teste dos Titãs de Cevoli, que finalmente podem celebrar este marco maravilhoso.
Antes desta quinta, a única vitória da história de San Marino havia sido em um amistoso contra o mesmo Liechtenstein, por 1 a 0, em abril de 2004. San Marino terá, na próxima terça, a chance de se superar mais e buscar sua segunda vitória seguida. O time faz amistoso com a Moldávia, fora de casa.